Geral

Porto de Imbituba realiza exportação inédita no Brasil

Madeira de reflorestamento será transportada em navio break bulk.

Foto: Divulgação

O Porto de Imbituba tem aproveitado o reaquecimento do mercado internacional para ampliar ainda mais o seu portfólio de exportação. Desde a última sexta-feira, 15 mil toneladas de eucaliptos de reflorestamento são embarcadas no navio Zambesi, do tipo break bulk, especializado no transporte de cargas gerais, soltas ou fracionadas. A operação é inédita no Brasil, pois até então o país contava apenas com exportação de madeira por meio de navios porta-contêineres.

A carga foi totalmente produzida em Santa Catarina e tem como destino a província de Fujian, na China. A exportação da empresa MXM Comércio Internacional será utilizada na produção de laminados e compensados. Este é o segundo embarque de toras realizado pelo porto este ano. O primeiro, feito em março, foi uma operação piloto que levou 13 mil toneladas para o continente asiático. Desta vez a carga é estivada no próprio convés e porões do navio, método também inédito no Brasil.

O diretor da Simetria Logística, Antônio Guimarães Neto, responsável pela operação, explica que a empresa trabalha há quase três anos no desenvolvimento desse nicho de mercado. “Havia um interesse muito grande de produtores florestais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul de desenvolver esse tipo de exportação. A demanda do mercado internacional foi aumentando cada vez mais e por isso começamos a nos dedicar forte para entender o funcionamento da operação e buscar, principalmente, a conexão entre produtores florestais e compradores do exterior, a maioria chineses”, destaca.

Segundo o operador portuário, a previsão é de que um novo embarque seja realizado ainda este ano. “Acreditamos que as operações se estabilizarão em Imbituba, pois há ainda muitas oportunidades de negócios na área florestal e madeireira entre Brasil e China. A demanda lá só aumenta. É importante o Estado sair na frente e continuar preparada, porque tem muita coisa boa para ocorrer nos próximos anos”, garante.

Diretor comercial da SCPar Porto de Imbituba, empresa pública que administra o porto, Paulo César Dagostin, acompanhou a operação e afirmou que está satisfeito com as conquistas que a comunidade portuária na cidade tem alcançando nos últimos anos. “Estamos prestes a fechar o ano com a maior movimentação da história do Porto da cidade do Sul catarinense, atraímos novas linhas e novas cargas, como o arroz em casca, os bois vivos e as toras de madeira e continuamos trabalhando para que o porto seja agente de desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do Sul do Estado. Este cenário é ao mesmo tempo extremamente positivo e desafiador, pois como porto público administrado por uma empresa pública temos a responsabilidade ainda maior de, passo a passo, transformá-lo em referência de operação, atendimento e gestão”, afirma.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina bate recorde na exportação de soja nos quatro primeiros meses do ano

Os embarques no primeiro quadrimestre de 2020 somaram mais de 815 mil toneladas, o maior volume dos últimos 10 anos.

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo

Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China.

Exportação de minério de ferro pode ter melhor mês em quase 2 anos

Venda de açúcar e de soja brasileiros também cresceram em julho