Saúde

Grupo de apoio para familiares de portadores de Alzheimer inicia em outubro, em Tubarão

O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no piso térreo do Bloco da Saúde, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h.

Foto: Divulgação

Inicia em outubro o Grupo de Apoio dos cuidados à psicoeducação do Alzheimer, voltado para os familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. A iniciativa é dos estudantes Bruna Nasário e Fabrício de Souza, da oitava fase do Curso de Psicologia da Unisul, e faz parte do Estágio em Intervenção em Saúde Mental.

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.

Os encontros têm início no dia 5 de outubro e mais sete reuniões estão previstas até o final do ano, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h. O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no piso térreo do Bloco da Saúde, no Campus Tubarão.

O objetivo do grupo é criar um espaço onde familiares e cuidadores possam falar sobre a experiência e criar uma rede de apoio. “Em Tubarão este é o primeiro grupo voltado para estas pessoas. Sabemos que o Alzheimer é uma doença progressiva e que causa muito estresse em quem está ao redor do paciente. Esse estresse também acarreta sintomas físicos, como hipertensão e insônia”, relata uma das coordenadoras do projeto, Bruna Nasário. “Olhando para o cuidador vamos também olhar para o paciente, já que o cuidado que ele vai ter com o portador da doença é influenciado pelo seu próprio bem-estar”, complementa.

Colaboração: Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.