Poder Executivo

Fábrica do Rotary auxilia pessoas necessitadas com fraldas geriátricas em Orleans

Voluntárias produzem 6 mil unidades ao mês para doação. A Prefeitura de Orleans contribui fornecendo o material para a produção.

Fotos: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Todas as segundas e terças-feiras à tarde, um grupo de 38 voluntárias se reúne para a produção de fraldas geriátricas para pessoas acamadas ou com deficiência, em Orleans. O trabalho já é realizado há onze anos. O espaço é cedido pela Secretaria de Assistência Social, no Centro de Vivências Rafael Silvestre. O trabalho voluntários é uma iniciativa do Rotary Clube de Orleans e a coordenação do trabalho é da Casa Amizade.

A produção mensal gira em média de 6 mil unidades. Conforme a coordenadora do grupo, Lorena da Silva Debiasi, toda a produção é repassada gratuitamente para pessoas necessitadas e entidades do município que fazem o cadastramento junto Rotary Clube. “As voluntárias são divertidas e alegres e levam o trabalho muito a sério, pois quem recebe precisa muito do material”, explica a voluntária. “Não ficamos paradas ou reclamando, viemos aqui produzir fraldas para pessoas que precisam. Só quem faz serviço voluntário sabe o quanto é gratificante”, acrescentou.

Conforme o presidente do Rotary, Alexandre Picinini, uma boa parceria foi estabelecida com a Prefeitura de Orleans para a compra da matéria-prima. A Administração Municipal arca com aquisição da manta utilizada na fabricação e o clube de serviços administra e disponibiliza todo o suporte necessário para a atuação ao grupo de voluntárias. Tal parceria foi buscada pelos integrantes do Rotary Clube de Orleans, visando dar continuidade e ampliar a produção. “O trabalho voluntário é exemplo de que Orleans é maior que as pessoas imaginam, com pessoas do bem que dão um pouco do seu tempo e trabalho em função do outro. O Rotary Clube é exemplo e multiplicador disso”, enalteceu o prefeito Jorge Koch.

Embora o resultado social do trabalho seja imensurável, a fabricação das fraldas é relativamente simples de ser executada, sem riscos. Ela consiste em cortar, etiquetar, colar, dobrar, embalar e estocar o material. Os voluntários são alegres e adoram contar histórias enquanto executam o trabalho, deixando a convivência no ambiente sempre harmoniosa. Quem tiver interesse e quiser algumas horas ao voluntariado pode entrar em contato com o Rotary Clube de Orleans.

Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id="303999"]

Notícias Relacionadas

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Mercado Solidário ultrapassa expectativas e arrecada mais de 10 toneladas

Com este resultado, as doações arrecadadas ao longo de todas as edições chegam as 37,1 toneladas.

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos