Geral

Carbonífera Catarinense realiza o projeto Horta na Escola em Lauro Müller

Essa é uma das ações da empresa alusivas à Semana do Meio Ambiente

Divulgação

Durante essa semana o cuidado com o Meio Ambiente está sendo lembrado em todo o Brasil. Em Lauro Müller, a Carbonífera Catarinense está realizando o Projeto Horta na Escola em dois colégios.

A Escola Engenheiro Ernani Cotrin foi a primeira a participar do projeto nesta terça-feira (4). Já a Escola Municipal Rio Capivaras Alto irá implantar a Horta nesta quinta-feira (6).

A engenheira ambiental da Carbonífera Catarinense, Aline de Bittencourt Rabello, explica como surgiu o projeto com as escolas. “Esse é um projeto que nasceu de uma vontade da direção com o setor de meio ambiente de envolver a empresa na vida da comunidade. Analisando a carência das escolas da região, optamos em levar a horta até eles. Essas escolas têm lanche oferecido pela própria escola, então eles têm resto de comida, cascas de verduras e frutas. Podemos aproveitar esses materiais para fazer a compostagem, que é pegar esses resíduos, fazer adubo e usar na própria horta. É legal ter esse envolvimento das crianças com a terra, com a horta, com a comida saudável e sem agrotóxico”.

Divulgação

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira foi uma palestra de educação ambiental, que abordou assuntos como a compostagem e técnicas de plantio. Já a segunda etapa foi prática, quando os alunos montaram a horta juntamente com a Carbonífera. “Primeiro fazemos palestras ensinando como é que se trabalha com a compostagem, como se faz o adubo com o resto de comida e como se planta, incluindo a melhor época de se plantar e colher, o espaçamento entre as verduras. A segunda etapa é a prática em que ensinamos eles plantarem. Exatamente tudo o que foi ensinado será colocado em prática”, explica a engenheira ambiental.

Aline ainda destaca a importância da educação ambiental para as crianças. “Temos que saber desde o início a cuidar do meio ambiente, nós temos que ter um conhecimento do todo, é importante e necessário”.

Divulgação

A diretora da Escola Engenheiro Ernani Cotrin, Rejane Pereira dos Santos, conta que cerca de 350 alunos estão participando do projeto. São alunos desde o 1° ano do ensino fundamental até o 2° ano do ensino médio. Para a diretora essa é uma oportunidade de os alunos terem contato com o meio ambiente. “Quem mora no interior tem esse contato, mas quem mora por aqui é raro ter uma horta m casa, e quando tem não são eles que cuidam, são os pais”, comenta.

Divulgação

A horta escolar vai permitir que os alunos cuidem das verduras plantadas e também que os próprios alunos desfrutem dos alimentos. A diretora explica que as verduras colhidas serão levadas pelos alunos para casa, contribuindo para a alimentação saudável de muitas famílias da comunidade. Além disso, um dos alunos terá como atividade a venda das verduras. Ele ficará responsável de colher e vender os alimentos. O valor arrecadado permitirá a reposição das mudas e uma economia que ajudará a família do aluno.

A Horta na Escola é mais uma das ações da Carbonífera Catarinense que destaca a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente. Nesta quinta-feira (6), o projeto continua na Escola Municipal Rio Capivaras Alto.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Governador Carlos Moisés autoriza edital para projeto de construção de ponte que liga Laguna à SC-100

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.