Saúde

Içara registra saída de mais um profissional do programa “Mais Médicos”

Último dia de atividade do médico foi na sexta-feira; Município já contabiliza sete desistências.

Divulgação

Os últimos meses estão sendo de dificuldade para o sistema de saúde brasileiro. O programa Mais Médicos, criado para incrementar o número de médicos em diferentes cidades, passa por uma reformulação, mas não atinge todos os municípios. Em Içara, o projeto que contou com a saída de médicos cubanos no final do último ano e reposição com brasileiros, registra uma nova baixa. O que preocupa os atendimentos realizados nas Unidades de Saúde.

Em Içara, o Mais Médicos contava com 15 profissionais. Nos últimos meses, foram registradas sete saídas. Profissionais que foram aprovados em residência e que optaram por deixar o programa deixaram de atender no município. O sétimo profissional que saiu, fez o comunicado na última sexta-feira, dia 28. “Estamos preocupados com essa situação, pois temos que remanejar profissionais para que os atendimentos não sejam prejudicados”, declarou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.

Sem nenhuma notificação formal e posicionamento sobre destinação de profissionais ou envio de valores por parte do Governo Federal, cabe ao Governo de Içara contratar profissionais para que o atendimento nas unidades consiga manter os serviços. “A saída de profissionais dificulta a contratação. Estamos com dificuldade de encontrar médicos para atuar na atenção básica”, completou a secretária.

Dados elencados pelo Governo de Içara apontam que com a saída dos sete profissionais, haverá um acréscimo de R$ 140 mil/mês a mais na folha de pagamento, representando mais de R$ 1 milhão/anual. Dinheiro que poderia ter outro encaminhamento. “Vamos destinar recursos para a contratação que poderia ser investido em outras obras, mas a população não pode ser prejudicada. Lamentamos profundamente o atual quadro do programa”, disse o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

O processo seletivo de cadastro de reserva foi realizado no último mês e a equipe da secretaria de Saúde já começou a chamar médicos para que supram a necessidade da população, mas serão necessários alguns dias para a regularização do candidato, caso o mesmo tenha interesse pela vaga. “Em Içara já estamos com dificuldade, e outros municípios também começam a se preocupar pela falta de profissionais”, finalizou o prefeito.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara 

Notícias Relacionadas

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.

Bolsonaro sanciona MP que criou programa de manutenção do emprego

Medida prevê suspensão de contratos e redução de jornada e salários

Sicredi apoia programa de potencialização de startups com foco no agro

Por meio do Intensive Connection, realizado pelo AgTech Garage, hub de inovação, serão selecionadas oito startups ligadas ao agronegócio para construção de parcerias e desenvolvimento de soluções que possam auxiliar o homem no campo

Comarca de Turvo passa a integrar o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher

As ações não irão se limitar à cidade de Turvo, mas alcançarão os demais municípios abrangidos pela comarca - Ermo, Jacinto Machado e Timbé do Sul.