Saúde

Testes rápidos para sintomáticos iniciam na segunda-feira em Braço do Norte

A partir de segunda-feira, 4, os testes adquiridos pelo município serão realizados pela equipe médica do Centro de Triagem de Braço do Norte

Divulgação/Prefeitura de Braço do Norte

Inicia na segunda-feira (4), a realização dos testes rápidos para detectar o Covid-19 no Centro de Triagem de Braço do Norte. Diante da falta dos kits e após três tentativas de compra que acabaram não se concretizando, o Município encontrou uma alternativa: adquirir através dos laboratórios particulares de Braço do Norte. Cada teste custará R$ 200.

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a aquisição através dos laboratórios do município foi a maneira mais viável. “Celebramos contrato, tudo com muita transparência e com o rigor jurídico que a ocasião pede. Além de comprar aqui em Braço do Norte, fazendo com que o dinheiro circule dentro do nosso município”, comentou.

Testes serão realizados no Centro de Triagem

A partir de segunda-feira, 4, os testes adquiridos pelo município serão realizados pela equipe médica do Centro de Triagem de Braço do Norte, localizado no ESF São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco de Assis. O Hospital Santa Teresinha (HST) permanece fazendo as coletas que serão enviadas para testagem no Laboratório Central do Governo do Estado de Santa Catarina (Lacen) e os laboratório particulares também continuarão realizando os exames.

Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, para a realização dos testes no Centro de Triagem, a Secretaria de Saúde emitiu a Nota Técnica nº 12/2020, assinada pelo diretor técnico médico da Secretaria Municipal de Saúde, médico João Eugênio Henrique Hedeimann e Silva, com as orientações para o uso dos testes rápidos.

Os testes rápidos serão aplicados em profissionais da saúde ativos (serviços assistenciais e de gestão) sintomáticos, profissionais de segurança pública sintomáticos, idosos sintomáticos, pessoas sintomáticas e pessoas sintomáticas com resultado negativo do Lacen.

De acordo com o secretário, todos os testados deverão ser coletados a partir do oitavo dia de início dos sintomas. “Infelizmente, não será possível fazer a testagem em toda a população, mas o Município optou por seguir os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é bastante abrangente. Nossas equipes estão treinadas para atender a todos”, ressaltou Sérgio.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou da importância de manter a prevenção. “Não podemos desapegar dos hábitos de prevenção. Precisamos continuar usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento. Precisamos nos prevenir sempre”, encerrou.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.