Geral

Famcri faz alerta para separação correta de lixo

O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana

Divulgação

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Criciúma, previsto na Lei Federal nº 12.305, tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental da cidade. Contemplando 70% dos bairros, a coleta seletiva, coordenada pelo Fundo de Saneamento Básico (Funsab), é um dos programas implantados para a função. O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana, que disponibiliza três caminhões, de segunda-feira a sábado, recolhendo uma média de 110 a 130 toneladas de materiais recicláveis ao mês.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) conta com o aplicativo Rever, que tem como uma de suas funções, um lembrete automático avisando que o caminhão da coleta passará pela rua de cada bairro. Desde que estejam limpos e sem restos de comida ou bebida, todos os materiais recicláveis podem ser armazenados no mesmo saco de lixo. Essa é uma forma de conservação do objeto, e de não ocasionar mal cheiro e insalubridade aos catadores da cooperativa e associação. Nos lixos orgânicos, é importante que a população faça a separação, pois com a maioria deles pode ser feito compostagem.

Para descarte de pneus, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, eletrônicos e móveis inservíveis, existe o Ecoponto, localizado no bairro Sangão, das 08h ás 17h. Os cidadãos podem destinar os materiais para o local, evitando assim o descarte em ambientes inadequados que possam ocasionar problemas de saúde. É importante reforçar sobre a adesão e conscientização, principalmente neste período de férias, onde a demanda de resíduos recicláveis aumenta consideravelmente.

Materiais recicláveis e não recicláveis

Os materiais recicláveis são papéis, plásticos, metais e vidros. Alguns exemplos: caderno, papelão, caixas de sabão em pó, embalagens de pães; garrafas de refrigerantes, bolsas plásticas, potes de doce, perfume, detergentes e demais embalagens plásticas; metais de todos os tipos; garrafas de cerveja, conservas, frascos de perfume, entre outros.

Já os não recicláveis consistem em lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.

Lixo orgânico

São os restos de alimentos, como, por exemplo, cascas de frutas, verduras e ovos que podem ser utilizados em hortas como adubos.

Dúvidas

Em casos de dúvidas referente à educação ambiental para saber sobre os materiais, as pessoas podem entrar em contato com a Famcri através de ligação pelo telefone (48) 3445-8811, WhatsApp via (48) 9-91553825, e-mail famcri@criciuma.sc.gov.br ou no próprio aplicativo Rever. Já para participar da coleta seletiva ou fazer reclamações, é via ouvidoria 156 ou pelo telefone (48) 3431-0121, com Funsab.

Notícias Relacionadas

Tigre termina o fim de semana em 13º lugar na Série A

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.