Educação

Aluno da UFSC que mostrou cenas de sexo durante aula online é notificado sobre processo disciplinar

Instituição informou também que uma comissão formada para investigar o caso tenta identificar quem divulgou as imagens

Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) confirmou nesta terça-feira (27) que o aluno que estava com a câmera ligada durante uma aula virtual e mostrou cenas de sexo foi notificado sobre o processo disciplinar em andamento. A instituição informou que uma comissão formada para investigar o caso tenta identificar também quem divulgou as imagens da aula.

O estudante foi oficialmente informado sobre a investigação na quarta-feira (21). O procedimento corre em sigilo, mas a universidade informou que ele apresentou a defesa no mesmo dia.

A pessoa que gravou as imagens da aula pela tela do computador e as divulgou, caso seja identificada e estude na UFSC, também poderá sofrer um processo disciplinar. O episódio ocorreu em 16 de abril e o vídeo que circulou nas redes sociais e mostrava cenas de sexo que ocorriam enquanto ocorria uma aula do curso de Administração.

Em um dado momento, a professora chegou a falar sobre o desconforto causado pelas imagens. (veja o vídeo acima).

O processo é baseado na Resolução Normativa número 17 do Conselho Universitário. Entre as penalidades, o estudante poderá ser advertido, receber suspensão de 30 dias ou mais, e até ser expulso do curso.

Em nota, a universidade chamou o episódio de “lamentável”. O Centro Acadêmico de Administração (CAAD) também se manifestou sobre o assunto e se colocou à disposição dos alunos envolvidos no caso.

O centro representante dos alunos também se disse “contra qualquer ato de desrespeito que ocorra em sala de aula” e ressaltou que “fazer registros de aulas online sem permissão prévia além de ser um ato ilegal, é antiético com aqueles que estão sendo expostos sem a devida ciência“.

Processo disciplinar

Não há prazo para quando o processo será finalizado. Neste momento, a universidade informou que realiza procedimentos de instrução com depoimento de testemunhas e análise de documentos.

Com o fim dessa etapa, o processo é concluído na comissão e enviado para o Colegiado do Curso que tem 48 horas para decidir o futuro do aluno.

A resolução normativa do Conselho Universitário no qual a investigação da falta disciplinar do aluno foi baseada aborda advertência, repreensão, suspensão e eliminação como penas disciplinares. A norma institui como infrações atos contra a integridade física e moral da pessoa, contra o patrimônio ético, científico, cultural e material, e contra o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões

Startup SC: cinco selecionadas são do Colearning Satc

Incubadas se destacaram diante de mais de 400 empresas que se inscreveram no programa