Geral

Corpo de Bombeiros Militar de SC firma acordo de cooperação com bombeiros de Lisboa, para resgate veicular

Este é o primeiro acordo voltado para a atividade firmado entre um Estado brasileiro e a corporação portuguesa

Divulgação

A minuta de um acordo de cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa foi aprovada por unanimidade em reunião de sexta-feira passada, 18. O objetivo deste acordo é a oficialização da cooperação entre as instituições, incentivando o intercâmbio técnico, científico, cultural, administrativo, de instalações físicas, de equipamentos e de recursos humanos, visando ao aprimoramento profissional dos bombeiros que atuam na atividade de resgate veicular.

Este é o primeiro acordo voltado para a atividade firmado entre um Estado brasileiro e a corporação portuguesa. A instituição lisboeta é a mais antiga e maior corporação de bombeiros de Portugal.

Quando esteve em Portugal, em outubro de 2019, o coronel Hilton de Souza Zeferino iniciou a tratativa para estabelecer uma parceria de aprimoramento profissional. Ele viajou ao país europeu para uma visita ao Regimento de Sapadores Bombeiros, em Lisboa, com o objetivo de apresentar ao tenente-coronel Tiago Lopes, Comandante do Regimento, o projeto do Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS) – um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde – que está em construção em Chapecó.

“Os bombeiros portugueses são referência no atendimento de acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens. Não apenas em Portugal, mas uma referência mundial na atividade, e por isso houve o interesse em nos unirmos a eles com este acordo de cooperação, já que temos o propósito de transformar o CIRS em uma referência na formação de profissionais e atendimento de trauma”, explicou o coronel Hilton.

Toda a tramitação do projeto foi elaborada seguindo os padrões legais estabelecidos pelo governo de Santa Catarina e o governo português. O documento está em Lisboa e uma cópia física será enviada para Santa Catarina, para a publicação no Diário Oficial do Estado.

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno