Saúde

Mortes de mãe e bebê chocam Lauro Müller

Jovem grávida, de 24 anos, morreu em virtude da Covid-19; bebê nasceu saudável, mas faleceu durante a transferência para a UTI Neonatal.

Divulgação

Um bebê de 8 meses faleceu durante a transferência para UTI Neonatal, e a mãe morreu em decorrência da Covid-19. O caso ocorreu neste domingo (27), no Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. A mãe e o bebê eram moradores de Lauro Müller.

No dia 16, Adelita Alves Nunes, 24 anos, residente em Lauro Müller, foi diagnosticada com Covid-19. O caso agravou-se em pouco tempo. Na última quinta-feira (24), necessitou de internação. Foi deslocada para o Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. No início da tarde deste domingo (27), a situação piorou. Adelita teve que ser intubada e a gravidez, então de 8 meses, precisou ser interrompida.

Feito o parto cesariano, Ana Clara nasceu aparentemente saudável, com 32 semanas. Necessitava de internação em leito de UTI Neonatal mas, enquanto a transferência era providenciada, a menina sofreu uma parada cardíaca e faleceu. Exame constatou que o bebê não havia contraído a Covid-19.

Inconsciente, a mãe já se encontrava sob ventilação mecânica a essa altura. Adelita sofreu várias paradas cardíacas ao longo da tarde até ter seu óbito atestado às 19h20min.

Hospital se manifestou

Em nota, o Hospital São Roque sublinhou a consternação, enfatizando todo o esforço das equipes responsáveis em lutar pela vida de Adelita e Ana Clara

”A paciente gestante (com Covid-19) deu entrada no Hospital de Caridade São Roque no dia 24 de junho. Ela havia positivado no dia 16. Entre os dias 26 e 27 o Hospital de Morro da Fumaça realizou diversas tentativas de transferência da gestante para hospitais de alta complexidade, porém sem sucesso.

No dia 27, por volta das 13h, a paciente dessaturou e necessitou de intubação. Meia hora depois a equipe com 4 médicos (incluindo um obstetra) decidiu realizar a cesária de emergência para preservar a vida da bebê de 32 semanas. A criança nasceu com vida, teve seu exame constatado que não estava com Covid-19, porém durante o processo de transferência para uma UTI Neonatal, teve uma parada cardíaca e não resistiu, mesmo com diversas tentativas de reanimação.

Enquanto tentava a transferência da mãe a equipe médica também tentou por diversas vezes reanimar a mesma, que teve algumas paradas cardíacas durante o período. Ela se manteve com o mesmo estado de saúde, sem progresso até as 19h20min, quando entrou em óbito. A equipe do Hospital de Caridade São Roque está desolada, a situação abalou a todos e o clima é de muita tristeza pela perda da mãe e de sua filha de 32 semanas.”

O clima é de comoção em Lauro Müller. – O Everton vivia um conto de fadas. Ele é um trabalhador, rapaz muito religioso, que namorou pouco, foi buscar Adelita em Lauro Müller para casar. Era um casal espetacular, congregavam conosco aqui na Igreja Batista – conta o radialista Edio Antônio, amigo da família. – Eles eram cheios de sonhos – completa.

Nas redes sociais, centenas de homenagens estão sendo prestadas por amigos de Lauro Müller e região. 

O caso dos leitos

Na nota, o Hospital São Roque refere dificuldades para transferir a paciente para alguma unidade de maior complexidade na região de Criciúma. A Central de Regulação de Leitos da Gerência Regional de Saúde, porém, esclarece que foram feitos todos os esforços.

– O mais indicado teria sido a transferência dela para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. Mas não havia leito disponível. E o Samu só transfere paciente intubado, e quando ela foi intubada, no começo da tarde, conseguimos o leito no Hospital São José. Mas não houve tempo. O caso dela se agravou muito, e não havia mais condição de transferência – informa a integrante da Central de Regulação em Criciúma, Ângela Rosso.

– Fizemos um grande esforço coletivo, foi um episódio muito triste, que abateu a todos aqui na Gerência de Saúde – afirma Ângela. – O atendimento foi o mais completo, com uma equipe muito competente em Morro da Fumaça. Mas era um caso muito difícil mesmo – emenda.

Situação grave em Lauro Müller

Foram três óbitos registrados nas últimas horas em Lauro Müller. Além da jovem de 24 anos, uma mulher de 41 e um homem de 48 anos, o ex-vereador Ilto Padilha dos Santos. Com esses registros, o município alcançou 46 mortes por conta do coronavírus.

Na região carbonífera, contabilizam mais mortes por Covid as cidades de Criciúma (577), Içara (114), Orleans (81), Urussanga (65) e Cocal do Sul (50 óbitos). São, ainda, 44 em Siderópolis, 43 em Balneário Rincão e Forquilhinha, 39 em Morro da Fumaça, 30 em Nova Veneza e 12 em Treviso.

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno