Saúde

Julho Amarelo: Morro da Fumaça fornece testes rápidos e vacina contra a Hepatite B

Mês é dedicado á conscientização e combate às hepatites virais

Divulgação

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, podendo evoluir e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Para alertar e conscientizar sobre os cuidados com a doença foi instituído o Julho Amarelo. Em Morro da Fumaça, testes rápidos e vacina contra a Hepatite B são disponibilizadas nas unidades de saúde.

Como prevenção à hepatites B, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, está o uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates de unhas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outros objetos que furam ou cortam. “Para serviços de manicure, as pessoas devem utilizar cada uma o seu kit individual de alicate, lixa e palito. Caso não seja possível, exija instrumentos esterilizados e materiais descartáveis. Os estúdios de tatuagem e de colocação de piercings também devem usar instrumentos esterilizados e materiais de uso único. Contra Hepatite B existe vacina, que está disponível nas unidades de saúde”, salienta.

Já contra a Hepatite C não há vacina. “Existe teste rápido para detectar as hepatites B e C nas unidades de saúde. O tratamento para as hepatites virais está disponível gratuitamente na rede do SUS. Somente com exames é possível saber se a pessoa tem hepatite, por isso é importante fazer o teste rápido e colocar um ponto final à dúvida”, completa.

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno