Geral

Secretário Buligon conhece pesquisas que envolvem carvão mineral

Projetos de captura de CO2 e novos usos para o minério integraram roteiro de visita à Satc

Divulgação

Um pouco das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro Tecnológico Satc (CTSatc) e que dizem respeito a uma nova fase no uso do carvão mineral foram apresentadas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon. Na visita, realizada na tarde desta quinta-feira (19), ele conheceu projetos como a planta de captura de CO2.

“Precisamos trabalhar para fazer uma transição energética justa. O desafio é potencializar o carvão, utilizando ciência, inovação e tecnologia para promover essa transição de forma correta. E muito do que observei hoje, aqui na Satc, vem ao encontro do que buscamos”, ressaltou o secretário.

Acompanhado do diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, e do reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, Buligon também visitou laboratórios na área de mecânica, prototipagem e espaços de inovação, como o Cocreation.

“Nossa intenção é apresentar ao secretário, de forma sucinta, parte do que estamos desenvolvendo aqui com nossos alunos, desde os anos iniciais até a graduação. Além disso, mostrar um pouco das pesquisas que envolvem o carvão mineral”, afirmou Zancan.

A maior parte da visita foi no Centro Tecnológico, que fomenta as principais pesquisas do setor carbonífero. “Já conhecia a Satc de nome e por algumas iniciativas. Mas hoje tive a oportunidade de ver tudo mais de perto. Conheci trabalhos inéditos que reforçam o quanto a ciência é fundamental”, ponderou.

Notícias Relacionadas

Corpo de homem é encontrado em praia de Balneário Arroio do Silva

O homem ainda não foi identificado.

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo