Geral

Técnicos do Malpi participam da montagem do “Espaço de Memória do Chapadão”

O projeto “Espaço de Memória do Chapadão” está sendo executado com recursos do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, repassados a Apolsca

Divulgação

Os técnicos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) estiveram, no fim de semana, na comunidade de Chapadão, em Orleans, realizando pesquisas para o projeto de criação e implantação do Espaço de Memória da comunidade. Acompanhados do presidente da Associação Cultural de Descendentes de Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (Apolsca), Luis Gaizinski Slachta, eles visitaram propriedades e recolheram objetos.

O projeto “Espaço de Memória do Chapadão” está sendo executado com recursos do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, repassados a Apolsca, por meio do departamento de Cultura do município. O valor é de R$ 20 mil, previsto pelo projeto de Lei nº 2.996, aprovado na Câmara Municipal, no dia 20 de abril. Os técnicos do museu foram convidados pela Apolsca para pesquisar e organizar o espaço.

Uma das visitas feitas “in loco” foi na propriedade Antônio Matuchaki, juntamente com sua mãe Jadviga Ruzanski Matuchaki, de 92 anos, e da família do José Slachta, 94 anos. Eles cederam alguns objetos para compor o espaço de memória, como derla, peneira, gadanha. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, as visitas às famílias do Chapadão são uma etapa essencial para a coleta de informações e objetos.

“A partir deste levantamento, será possível organizar o layout expositivo do Espaço de Memória do Chapadão, com elementos de imagens, textos e objetos”, comentou Valdirene. Segundo ela, outras visitas ainda serão realizadas para complementar a pesquisa.

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno