Geral

Mina de Visitação Octávio Fontana completa 10 anos em Criciúma

Espaço oportuniza um resgate à história da extração do carvão no município

Divulgação

A noite dessa quinta-feira (28) foi especial, com homenagens e lembranças dos 10 anos da Mina de Visitação Octávio Fontana. Um evento marcando essa primeira década de história foi realizado no local, com a presença de autoridades, da família Fontana e de pessoas que trabalharam na mina. A celebração contou ainda com corte do bolo, visita ao espaço e outras atrações. “A única mina de carvão aberta a visitação da América Latina está aqui, em Criciúma, e isso é motivo de orgulho para nossa cidade. Celebrar, hoje, esses 10 anos é um marco para o história e o turismo do município”, comemorou o prefeito Clésio Salvaro.

A Mina de Visitação Octávio Fontana conta a história da cidade. A Criciúma que foi erguida pelo carvão mineral e se tornou referência no segmento em todo o país já no século passado. Hoje, apesar de não ser mais a principal atividade econômica do município, a história ressurgiu, agora no turismo, com a abertura da atração, no dia 28 de outubro de 2011.

Da extração de carvão ao turismo

A antiga Mina São Simão encerrou suas atividades em meados dos anos 90. Após pesquisas, foi concluído que o local seria o ideal para receber a nova mina de visitação do município. Administrada em parceria com a SATC, o ponto turístico conta com profissionais qualificados por ter na instituição de ensino o curso técnico em mineração.

Única mina de carvão aberta à visitação na América Latina, hoje o ambiente se tornou o ponto de encontro para conhecer mais sobre a exploração do carvão mineral, sua história e importância regional. E os dados mostram que o local é realmente um espaço importante no turismo de Criciúma. A mina integra o inventário realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e em 2019, ficou na 19ª posição do local mais visitado pelos turistas em Santa Catarina. Um espaço que projeta, portanto, Criciúma no turismo catarinense.

“De carvão foi teu berço, de progresso é teu porvir. Um trecho do hino do município que diz tanto sobre a nossa cidade, e que traduz o que estamos celebrando hoje aqui. É Criciúma se destacando, com o carvão e o turismo, no cenário nacional”, completou o prefeito.

Noite de homenagens

O evento em comemoração aos 10 anos da Mina de Visitação contou com homenagens à pessoas que marcaram a história do espaço. A família Fontana, que dá nome ao ponto turístico, além de trabalhadores que atuaram no local foram lembrados.

Outra homenagem que foi carregada de emoção foi dedicada a um ex funcionário. Arlei Cardoso, que também foi mineiro na antiga mina São Simão, atuou como maquinista da Mina de Visitação Octávio Fontana durante toda a década. Ele faleceu há dois meses por problemas cardíacos, e hoje, foi homenageado, dando nome ao trem que circula nos trilhos da mina. “O pai era um apaixonado pela mineração e foi trabalhando aqui que ele formou toda a nossa família. Ele costumava dizer que só a morte o afastaria da mina, e hoje, eternizando o nome dele aqui, vemos que nem a morte vai fazer isso. Ele vai estar pra sempre aqui, e isso nos emociona muito”, destacou o filho, Filipe Cardoso.

O carvão e a história eternizados em um livro

A história da extração do carvão e das minas em nossa cidade, se mistura com a história de Criciúma. E conhecer a história proporciona o resgate e a preservação da cultura daqueles que contribuíram para o que se tem hoje, sendo ainda uma oportunidade para compreender até, a própria identidade.

Com isso, durante a comemoração dos 10 anos da Mina de Visitação Octávio Fontana, foi realizado o lançamento de uma publicação muito importante para os registros da história da cidade carbonífera: o livro “Criciúma, um breve relato de seus 140 anos”. O livro foi escrito pela jornalista Joice Quadros, com o apoio da Secretaria de Educação de Criciúma e também foi entregue aos homenageados.

Como conhecer a Mina de Visitação

A visita na mina é acompanhada por um guia, que explana a história da extração do carvão e curiosidades sobre a mina. O passeio tem 300 metros, pode ser realizado a pé, ou em uma mini locomotiva, modelo réplica de 1922, com capacidade para dez passageiros por viagem. O ponto turístico fica localizado na rua Quintino Dal Pont, no bairro Arquimedes Naspolini.

O horário de atendimento é das 14h até às 17h30 na terça-feira. De quarta a domingo, das 9h às 11h30 e das 13h até 17h30. Agendamento do horário de visita é por meio do telefone (48) 3445-8734.

Notícias Relacionadas

Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados

Temporais atingem estado gaúcho há uma semana

Chuvas em SC: Estado tem morte, pessoas fora de casa e cidades em situação de emergência

Estão previstos mais 100 mm de água ainda nesta sexta-feira (3)

Vazamento na rede da Casan provoca desabastecimento de água em pelo menos cinco bairros de Criciúma

O conserto será realizado até o final desta tarde e o fornecimento de água será retomado gradualmente até normalizar no período da noite

Associados da Sicredi Sul SC recebem resultados financeiros de 2023

Instituição Financeira Cooperativa avançou na promoção de iniciativas sociais e de educação cooperativista, com resultados que rendem um futuro melhor para toda a sociedade