Saúde

Profissionais de saúde de Criciúma participam de capacitação da Rede Cegonha

Propósito foi atualizar protocolos de atendimentos às gestantes e puérperas

Divulgação

Médicos e enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde de Criciúma passaram por uma capacitação para aprimorar o atendimento às gestantes e puérperas, e crianças de até 24 meses. O Grupo Condutor da Rede Cegonha Municipal (GCRC) foi o organizador das palestras, que encerraram na última sexta-feira (26), no auditório da Amrec.

A iniciativa faz parte do Programa Mãe Coruja, e visa atualizar o Protocolo de Assistência à Gestação, Parto, Puerpério e Crianças de 0 a 24 meses (Puericultura). Entre os temas abordados nas palestras estavam manejo das situações comuns e especiais da gestação, nutrição no pré-natal, apoio ao aleitamento materno, fisioterapia pélvica, assistência social, assistência ao parto através da maternidade referência e plano de parto.

“Estamos com índice de mortalidade infantil de país de primeiro mundo, e mesmo assim continuamos especializando os profissionais para melhorar mais esse número e humanizar os atendimentos às gestantes. A prefeitura não deixa faltar nenhum exame”, destacou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. De acordo com o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na semana passada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Criciúma é o 18º colocado no país quando se trata de mortalidade infantil. O ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020.

Na capacitação, a enfermeira Lucimara Nunes Ferreira conduziu os trabalhos, uma vez que profissionais de diferentes áreas fizeram apresentações. De acordo com ela, o trabalho de capacitação teve início há três meses, e as palestras foram divididas em dois dias, contando com aproximadamente 65 pessoas em cada.

Segundo a enfermeira, as orientações repassadas têm como objetivo principal qualificar o atendimento às gestantes, dentro de um contexto amplo e humanizado, abrangendo todos os níveis de atenção: Atenção Primária, Secundária e Hospitalar. “Isso reduz o número de óbitos evitáveis e ou comorbidades de mulheres e crianças criciumenses”, explicou.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados visando assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Notícias Relacionadas

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões

Startup SC: cinco selecionadas são do Colearning Satc

Incubadas se destacaram diante de mais de 400 empresas que se inscreveram no programa