Saúde

Dezembro Vermelho: Criciúma intensifica conscientização no mês de combate à AIDS

Mês marca a mobilização nacional na luta contra o HIV, a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha) de Criciúma, intensifica ações de conscientização nas próximas semanas por meio de palestras e testes rápidos para o diagnóstico do HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tendo os resultados em até 30 minutos. O mês de dezembro, dezembro vermelho, é o mês escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Sobre o teste, ele é rápido, seguro e sigiloso. Toda pessoa sexualmente ativa deve fazer o teste para detecção do HIV e, caso tenha resultado reagente, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum. Assim a pessoa não desenvolve a Aids, fica com a carga viral indetectável, sendo mais difícil a transmissão do HIV”, explicou a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning. “Ainda assim, o uso de preservativos (camisinha) masculino ou feminino, é fundamental, tanto na prevenção do HIV como em outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Lembramos que todos esses insumos, testes, tratamento medicamentoso e preservativos são fornecidos pelo SUS”, concluiu.

De acordo com o Pamdha, o município já registrou 4,5 mil pessoas com diagnóstico de HIV. Até o mês de setembro foram realizados 49650 testes rápidos no Pamdha, e aproximadamente 3 mil coletas de exames de CV-HIV, carga viral para HIV. Neste ano 10.559 pessoas retiraram comprimidos ARV (antirretroviral), totalizando 1.134.334 comprimidos distribuídos.

Notícias Relacionadas

Semana começa com tempo firme em SC, mas promete ‘virada’; veja quando

Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449

Tigre termina o fim de semana em 13º lugar na Série A