Geral

Janeiro Branco: cuidar da saúde mental nunca foi tão relevante

Psicologia da Esucri reforça ações sobre o tema trabalhadas por meio dos docentes com os estudantes

Divulgação

Segundo o idealizador da campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, o mês foi escolhido por ser considerado um período em que as pessoas estão mais propensas a pensar sobre suas vidas, e, branco, por estar relacionado a uma folha em branco, onde possam ser escritas e reescritas novas histórias.

Compreendendo a importância desta campanha e de cuidar da saúde mental o ano todo, o curso de Psicologia da Esucri promove ações junto ao corpo docente, envolvendo estudantes e comunidade externa durante todo o ano letivo.

“Ainda estamos passando por períodos difíceis de pandemia. Um ponto importante é compreender que para cuidar da saúde mental, não precisamos esperar que ela falte, podemos iniciar com hábitos saudáveis e evitar situações de extremo estresse”, comentou o professor do curso, Paulo de Tarso.

A professora Thaís Wachholz também reforça a importância de desenvolver ações com essa temática. “A Psicologia deve atuar na direção de construir espaços de articulação e debate sobre a promoção de meios que facilitem às pessoas, um encontro com suas necessidades e as vias para satisfazê-las no tocante à uma vida mais saudável e porque não dizer, feliz”.

“Compreendemos que não é possível promover saúde mental sem que as ações e discussões estejam articuladas às questões econômicas, sociais, a pluralidade de crenças culturais, questões raciais, de gênero entre tantas outras que atravessam nossa vida cotidiana. Por isso a importância de estarmos engajados com a comunidade externa, redes de apoio e demais setores da sociedade”, ressaltou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Clarívia Fontana.

Atividades e projetos da Psicologia Esucri

Orientação Profissional

Como exemplo de ações contínuas, temos as atividades de Orientação Profissional ofertadas à comunidade externa, sob coordenação da professora Silvia Von Borowski. “O intuito é promover ações de saúde e descobertas sobre o mundo do trabalho/profissão. O contexto e as experiências da juventude tendem a gerar muitos desconfortos, esperados nesta etapa da vida. Um deles está associado com as dificuldades dos processos de escolhas”, disse.

“Ao promover momentos de reflexões sobre tomada de decisões, é possível auxiliar no caminho profissional/formação continuada, assim como prevenir que o jovem se envolva em situações de risco”, complementou.

Projeto ‘Educar sem Rótulos’

Sob coordenação da professora Rafaela Matavelli e parcerias com instituições de educação infantil, o foco é a conscientização perante a diminuição do preconceito sobre alguns transtornos mentais e de forma geral.

“O objetivo é a promoção da saúde mental, para que a população consiga ter pensamentos mais claros, positivos e saudáveis e uma relação de maior acolhimento com os seus humores e com a sua história de vida, de uma forma que consiga ter uma convivência mais pacífica com o todo, o que, consequentemente, levará a uma vida mais leve e livre”, contou a professora.

“O cuidado em Saúde Mental está fundamentado no acolhimento integral da subjetividade das pessoas em sofrimento psíquico. Para isso, são necessárias a suspensão de pré-conceitos e a superação da clínica limitada ao “tratamento” de sintomas”, considerou a professora Mara Elisa Pereira, que atua também em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Notícias Relacionadas

Tigre termina o fim de semana em 13º lugar na Série A

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.