Geral

Programa Sua Oportunidade: inscrições abertas a partir de amanhã

Divulgação

O sonho de cursar uma universidade está mais perto para 12 alunos carentes de Braço do Norte. Estão abertas a partir de amanhã, 25 de fevereiro, até o dia 11 de março, as inscrições para o Sua Oportunidade, programa de concessão de bolsas de estudos do Município de Braço do Norte.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, explica que as bolsas são fruto de compensação tributária, com parcela relativa ao ano de 2022, fundamentado na Lei Orgânica Municipal, Lei Complementar 31/2005 e Decreto Municipal 50/2021.

“A Unisul, com sede em Braço do Norte, se mostrou interessada em realizar o convênio para a compensação tributária, com isso, serão concedidas 12 bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Processos Gerenciais e Psicologia. Um trabalho em conjunto entre as secretarias de Administração e Fazenda, Educação e Assistência Social”, destacou.

Conforme o secretário de Administração e Fazenda (Seafaz), Ramon Beza, o programa é válido para dois semestres e um conjunto de regras foi criado para dar transparência e responsabilizar os contemplados. “O Município, juntamente com a Universidade, está fazendo a sua parte, compensando o imposto em bolsas de estudos, beneficiando a população, porém, o aluno contemplado terá que dar sua contrapartida, não apenas estudando, mas também se responsabilizando pela veracidade e disponibilidade de sua documentação, sob pena de perder o auxílio”, esclareceu.

Os interessados em aderir ao programa devem realizar as inscrições no Setor de Protocolo da Prefeitura de Braço do Norte, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30min. Os documentos necessários são: cópia do CPF, cópia do documento de identidade ou outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado.

Se estrangeiro, deverá ser portador do visto pertinente, cópia do título de eleitor e comprovante da última eleição ou de quitação eleitoral, cópia do histórico escolar dos últimos três anos do ensino médio, documento comprobatório do local de residência: emissão não anterior a três meses da data da inscrição: de residência própria, conta de água, luz e/ou telefone em nome do requerente ou responsável. Se reside de aluguel, conta de: água, luz e/ou telefone e comprovante de locação e comprovante de renda familiar e inscrição no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social do Munícipio de Braço do Norte (CadÚnico).

Classificação dos candidatos

– Critério socioeconômico (O candidato deve estar cadastrado no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social)

até 1 salário mínimo de renda familiar mensal = 3 pontos

até 2 salários mínimos de renda familiar mensal = 2 pontos

até 3 salários mínimos = 1 ponto

– Critério do histórico escolar: média geral dos últimos 3 períodos será transformada em pontos. (A avaliação será realizada pela Secretaria de Educação)

Resultado: Somatória dos pontos do critério socioeconômico com os pontos do critério do histórico escolar.

§ 1º – Considerando que poderá ocorrer o mesmo fator de classificação entre requerentes, na mesma universidade, mas o crédito do ISS oferecido suficiente apenas para um deles, a concessão da bolsa se dará observando-se os seguintes

Critérios de desempate:

Será solicitado HISTÓRICO ESCOLAR do ano anterior e a prioridade será para aquele que apresentar a maior média geral do respectivo ano;

Em caso de permanência de empate, o aluno que estudou em escola pública ou particular com bolsa de estudo integral terá vantagem sobre aquele que já estudou em escola particular sem bolsa.

Persistindo o empate, o candidato que morar em residência alugada (não própria) terá vantagem em relação aos demais;

Ainda persistindo o empate, o candidato mais velho será o vencedor; e se ainda assim persistir o empate, acontecerá um sorteio com a presença de todos os candidatos.
Fotos: Assinatura do Decreto em maio de 2021.

Notícias Relacionadas

Criciúma goleia o Guarani de Palhoça por 7 a 0

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões