Educação

Projeto da Cidade do Conhecimento irá fomentar inovação do Sul catarinense

Empresários e lideranças políticas participaram do evento e conheceram a iniciativa

Divulgação

O pilar da inovação faz parte do projeto de transição energética justa. Construir relações, planejar e definir como se pensa o futuro da região Sul de Santa Catarina para os próximos 10, 20, 30 anos, é algo que já se está fazendo. Um passo importante foi dado nesta segunda-feira (7), em Criciúma. A Satc, juntamente com a BaseCamp, e mais 10 parceiros, unem esforços para lançar o projeto da Cidade do Conhecimento.

Numa área inicial de 70 hectares, será construída uma cidade sustentável, voltada à inovação, tecnologia e novos modelos de negócios. “Será uma plataforma de inovação, permitindo o desenvolvimento de startups, novas ideias e construindo um futuro diferente para nossa região”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Junto com a Satc e BaseCamp, já são parceiras da Cidade do Conhecimento as empresas AGPR5, Alcino Zanatta Ferragens, AM Formaturas, Brametal, DeLupo, Diamante, Rio Deserto, Farben e Open Market, Ferrovia Tereza Cristina, Plasson, e Urussanga Minérios. “Estamos aqui porque acreditamos que esse é o início de um projeto que vai fomentar a inovação e transformar a região”, ponderou o empresário Edmilson Zanatta, representando a Farben e Open Market.

Durante o evento, foram assinados dois termos de parceria, com a Prefeitura Municipal de Criciúma e com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. São os primeiros incentivos para o início do projeto. “Nossa cidade é formada por empreendedores e segue no caminho certo. A Cidade do Conhecimento faz parte desse momento”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Representando o governador Carlos Moisés da Silva, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, ressaltou a importância do fomento aos ecossistemas inovadores. “Esse movimento de conexão, união de forças acontece com a Cidade do Conhecimento, que vem se somar à rede de centros de inovação que estimulamos por todo o Estado”, destacou o presidente.

A parceria com Israel na Cidade do Conhecimento

Na primeira semana de abril, uma equipe da BaseCamp estará em Criciúma. A empresa de Israel é a parceira da Cidade do Conhecimento. Ela será a responsável por fazer o planejamento amplo e definir os próximos passos.

A proposta é que a cidade inteligente, seja sustentável no ponto de vista de geração de energia, emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva. Terá um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no espaço.

Transição energética é bandeira regional

Um dos momentos importantes do evento foi o fortalecimento do programa de transição energética justa de Santa Catarina. Em 2021, o plano foi aprovado com a criação de leis, na esfera federal e estadual, que conciliam a manutenção de empregos e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

“O nosso futuro está voltado para as emissões de baixo carbono. O setor carbonífero lidera essa transição. Mas, essa mudança só é possível com o apoio de todos, lideranças políticas e empresariais”, comentou o presidente do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Valcir Zanette.

Notícias Relacionadas

Criciúma goleia o Guarani de Palhoça por 7 a 0

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões