Segurança

Suspeita de desvio milionário em hospital público de SC provoca operação policial

Mandados de busca e apreensão e também de sequestro de bens estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira

Divulgação

A Polícia Civil cumpriu 14 ordens judiciais na manhã desta quarta-feira (30) com base nas investigações de um suposto desvio de dinheiro público no hospital de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Vinicius Flaire, ainda não é possível precisar quanto de recurso foi desviado, mas acredita-se que passe de R$ 5 milhões.

Os mandados de busca e apreensão e os de sequestros de bens foram cumpridos nas primeiras horas do dia nas cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo, Navegantes, Curitiba (PR) e Pelotas (RS), onde residem os envolvidos nos supostos desvios. Ainda não há um balanço do que foi apreendido, mas o delegado diz que o objetivo é inclusive mapear imóveis e veículos que não foram declarados pelas partes.

Os desvios teriam ocorrido entre 2013 e 2017. Conforme as investigações, a prefeitura fazia repasses ao Hospital Santo Antônio, que era administrado por uma Organização Social (OS). Essa, por sua vez, apresentava algumas notas falsas na prestação de contas. Na prática, a OS dizia ter gasto um valor maior do que o de fato usou e a diferença era dividida entre empresários, diretores do hospital e também agentes públicos.

Essa é a segunda fase da operação Sutura, que revelou uma organização criminosa que desviava dinheiro da saúde no município de Penha, conforme a polícia. Na época a poícia tinha conhecimento de que a prefeitura de Itapema destinou mais de R$ 18 milhões à mesma OS, sediada em Penha.

Porém, ainda não havia indícios suficientes do esquema delitivo operado naquela cidade.

Os nomes dos investigados não foram divulgados pela polícia. A reportagem tentou contato com a prefeitura de Itapema, responsável pelo hospital, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno