Geral

Onze municípios de SC devem integrar a primeira Rota Turística do Tiro do país

Um dos objetivos, segundo o projeto de lei que tramita na Alesc, é atrair atiradores, colecionadores e caçadores ao Estado

Divulgação

Onze municípios catarinenses podem integrar a primeira Rota Turística do Tiro do país. A criação desse roteiro é a pauta de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Um dos objetivos, segundo a proposta, é incentivar a prática e atrair atiradores, colecionadores e caçadores ao Estado.

Conforme a proposta, a “Rota” inclui Joinville, passando por Araquari, Jaraguá do Sul, Pomerode, Timbó, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Balneário Camboriú, São José e finalizando em Florianópolis. Contudo, mais cidades podem fazer parte do roteiro.

O projeto seria votado na semana passada, mas o presidente da Comissão de Turismo, Ivan Naatz, solicitou uma audiência pública para discutir o tema. A medida já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. A discussão ocorreu na terça-feira (12).

Participaram representantes de clubes de tiros, caçadores e atiradores, membros de sociedades culturais e políticos. O texto foi apresentado em outubro do ano passado pelo deputado Sargento Lima (PL).

Segundo o parlamentar, muitos municípios de Santa Catarina têm deficiência de atrações turísticas. O projeto espera suprir essa ausência em locais onde existe ligação com a prática do tiro.

— A principal demanda desse projeto é a inclusão. Somos um Estado em que são compradas de 25 a 30 armas por dia e que tem uma tradição na prática que vem da descendência ítalo-germânica — disse.

O número de venda de armas cresceu mais de 300% em 2021 em comparação a 2018. Naquele ano, uma média de oito armas foram registradas diariamente no primeiro semestre – um total de 1.489 registros. Já em 2021, 35 registros foram contabilizados por dia entre janeiro e junho.

Durante a audiência foi reivindicado que o projeto passasse a incluir convênios entre entidades ligadas ao esporte e ao turismo com o setor público. Segundo a assessoria do deputado Lima, o texto será modificado para atender essa demanda.

Uma nova audiência pública para discutir o projeto deve ocorrer em Blumenau nos próximos dias.

Foto: Divulgação

Projeto quer dar visibilidade a eventos de tiros

A proposta prevê também visibilidade aos eventos de tiro que acontecem em Santa Catarina e o fortalecimento de escolas e clubes voltados a essa prática.

O Estado sedia eventos como a festa dos atiradores (Schützenfest) em Jaraguá do Sul, a Shot Fair Brasil, maior evento de negócios do setor no país, realizada em Joinville; o Congresso de Operações Especiais (COP Internacional), em Florianópolis; e a Texas Expo Tiro, em Balneário Camboriú.

Se o projeto for aprovodo, cada um dos municípios integrantes receberá uma placa de trânsito indicando que ele faz parte da rota.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Corpo de homem é encontrado em praia de Balneário Arroio do Silva

O homem ainda não foi identificado.

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo