Geral

Rio Capivari provoca novos alagamentos

Foto: Divulgação

No final da manhã desta sexta-feira (6), o dique que represava as águas acumuladas de Gravatal, Pouso Alto e arredores se rompeu, e agora este volume, que deságua no Rio Capivari que, por sua vez, segue para o Santo André e para o Rio Tubarão, e neste ponto, transbordou, deverá provocar novos alagamentos, após a água invadir as fazendas no lado de Tubarão, usadas como cultivo de arroz, cujos diques seguravam este excesso de água.

Nesta manhã, entretanto, a última ronda que fazia a proteção se rompeu, o que trará novos alagamentos em bairros como São Martinho, São Bernardo, Vila Esperança, Parque das Palmeiras e arredores.

Faz-se o alerta aos moradores destas regiões que procurem salvar seus pertences, elevando-os, e a si próprios, se dirigindo a lugares altos e seguros. A Defesa Civil já enviou equipes para a região para auxiliar aos habitantes neste processo, sempre ressaltando que, em caso de emergências, ligar para 193, 199, 153 ou 3621-9060. A expectativa da Defesa Civil é de que este alagamento dure algumas horas, pelo menos. “Não dá pra precisar o quanto as águas subiram nestes locais, mas esta elevação se dará de forma gradativa, sem a necessidade de pânico”, explicou o prefeito Joares Ponticelli.

A vazão do Rio Tubarão encontra-se em bom nível o que é uma notícia animadora em relação ao escoamento destas águas. “Não há muito o que se fazer, além de esperarmos a vazão, uma vez que estas águas são escoadas pelo Rio Capivari, não tem outra saída”, completou o prefeito.

RODOVIÁRIA

O Terminal Rodoviário de Tubarão informou, por meio de nota, que realizará ao longo desta sexta-feira (6) os serviços de limpeza necessários para a retomada dos trabalhos, o deve acontecer neste sábado (7).

Até lá, o embarque e o desembarque de passageiros acontece na BR-101, na altura do Feirão dos Calçados.

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Instalação de mais de 300 metros de tubos pretende evitar alagamentos em bairro de Orleans

Problema histórico continua afetando a comunidade de São Gerônimo em dias de enxurrada.