Saúde

Hospital de SC usa robô para cirurgia inédita de retirada de tumor na tireoide

Já foram mais de 350 cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si, que chegou ao hospital em 2019, sendo a primeira casa de Saúde catarinense a contar com a tecnologia. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados

Divulgação

Blumenau foi pioneira mais uma vez no Estado ao usar um robô em uma cirurgia inédita de retirada de tumor. O procedimento ocorreu na última sexta-feira (13) e entrou para a lista das 350 operações do tipo feitas no Hospital Santa Isabel. A novidade está no local da intervenção, já que foi a primeira vez que o robô-cirurgião removeu um tumor na glândula tireoide.

Conduzida pelo médico Eduardo Martignago, junto com o robô-cirurgião Da Vinci Si, a tireoidectomia robótica é um procedimento considerado mais seguro e preciso, que permite a remoção do tumor da glândula tireoide sem incisão invasiva no paciente, com menor desconforto no pós-operatório e menos constrangimento com a cicatriz.

Já foram mais de 350 cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si, que chegou ao hospital em 2019, sendo a primeira casa de Saúde catarinense a contar com a tecnologia. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados.

O robô opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes. As especialidades mais beneficiadas são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de cicatriz mais discreta.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Corpo de homem é encontrado em praia de Balneário Arroio do Silva

O homem ainda não foi identificado.

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo