Saúde

Bactéria multirresistente é identificada em UTI infantil e neonatal lotada de SC

Para a médica do hospital, é provável que a causa das infecções seja a superlotação

Divulgação

Uma bactéria multirresistente foi identificada em quatro pacientes que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil e Neonatal do Hospital São Franscico, em Concórdia, no Oeste Catarinense. A notícia foi comunicada em um boletim divulgado nesta quinta-feira (19) pela instituição.

A unidade de tratamento intensivo para crianças e bebês do hospital possui 12 vagas, todas ocupadas. De acordo com o Painel de Leitos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, o Estado possui três leitos pediátricos livres, que ficam na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e oito leitos de UTI neonatal, localizados na Região Norte.

Em nota, o Hospital São Franscisco disse que atende toda a região e recebe pelo Samu pacientes de cidades vizinhas, “o que favorece a sobrecarga”. O comunicado destacou que a bactéria multirresistente havia sido identificada há “poucas horas”, “colonizada em quatro pacientes”.

Para a médica Clarissa Guedes, do Hospital de Concórdia, é provável que a causa das infecções seja a superlotação.

“Infelizmente à longa data estamos excedendo a nossa capacidade de ocupação, o que aumenta consideravelmente o risco de infecções e contaminações cruzadas”, lamenta.

O hospital definiu nesta quarta (18) ações emergenciais para controlar novos casos de infecção. Conforme a nota, o protocolo estabelece monitoramento semanal para a identificação de possíveis infecções e bactérias.

Veja a nota na íntegra

Divulgação

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Criciúma goleia o Guarani de Palhoça por 7 a 0

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões