Clima

Junho será chuvoso, com frio intenso e possibilidade de neve em SC

Fenômeno La Ninã vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês

Divulgação

Após um mês de maio marcado por ciclone, neve e temporais, junho de 2022 deve ser frio e bastante chuvoso em Santa Catarina. A ocorrência do La Ninã – fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico – vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês.

De acordo com os meteorologistas, junho será gelado, pois novas ondas de frio são esperadas e devem chegar com intensidade.

— Frio não vai faltar. Podemos esperar pelo menos mais duas ondas de frio – que são dias consecutivos com temperaturas baixas. Além disso, também esperamos influência de massas de ar frio, que trazem quedas bruscas na temperatura e que podem alterar com maiores amplitudes térmicas — afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram.

Assim como ocorreu na segunda quinzena de maio, é possível que a neve volte a cair em regiões como a do Planalto Sul do Estado.

— Esse é um periodo que tem passagens de ciclones extratropicais pelo Sul e alguns desses sistemas favorecem cenários com precicipatação de neve, por exemplo, pela condição e época do ano — explica a meteorologista.

Apesar do frio, a ocorrência de veranicos – períodos sem chuva e temperatura mais elevada – não está descartada em Santa Catarina.

O início de junho deve ser marcado por chuvas frequentes, e algumas regiões podem registrar grandes acumulados de chuva. Segundo a Epagri, os meses de junho e julho costumam ser parecidos em relação à média climatológica de chuva, com variações de 70 mm a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 mm a 170 mm no Oeste e Meio Oeste.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno