Saúde

Municípios da região têm Multivacinação e campanha contra a Polio

Dia D será realizado no terceiro sábado de agosto, dia 20, em todo o país

Foto: Divulgação

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os municípios da região deram início nesta segunda-feira, 08, à campanha de vacinação contra a Poliomielite, para crianças de até quatro anos, e à Multivacinação, que almeja colocar em dia cadernetas atrasadas de jovens menores de 15 anos. As aplicações acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuam salas de vacinação, com o Dia D sendo realizado no terceiro sábado de agosto, dia 20.

A campanha seguirá até o dia 9 de setembro em todo o território nacional. “É uma ação desencadeada pelo Ministério da Saúde, que busca reduzir o risco de reintrodução do vírus da pólio no país, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes”, ressalta o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.

O público-alvo contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos. Os bebês que ainda não completaram o primeiro ano de vida receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de um a quatro anos devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Oportunidade

Para a Multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes dos dois meses aos 14 anos. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Todas essas vacinas fazem parte do Plano Nacional de Imunização e têm a eficácia comprovada. Não podemos correr o risco de reintroduzirmos a pólio e outras graves doenças no país, por isso pedimos: vacinem as crianças”, ressalta Marijane Felippe, coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde da Região Carbonífera (CIR-Carbonífera).

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre termina o fim de semana em 13º lugar na Série A

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.