Saúde

Acadêmicos de Odontologia da Unesc iniciam atendimento em pacientes internados na UTI do HSJosé

O atendimento consiste em realizar todo processo necessário de higiene bucal nos pacientes adultos internados nas UTI´s do HSJosé.

Foto: Divulgação

O serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital São José e Unesc, firmaram um novo convênio. A parceria inicia em setembro, e irá oferecer atendimento de profilaxia em pacientes internados na Unidade de Terapia intensiva da Instituição.O atendimento consiste em realizar todo processo necessário de higiene bucal nos pacientes adultos internados nas UTI´s do HSJosé.

De acordo com o coordenador do projeto e cirurgião Buco Maxilo Facial, Eron José Baroni, a higiene bucal é o cuidado prestado para restaurar e manter o equilíbrio microbiológico da cavidade bucal. “A finalidade do procedimento é limpar dentes, língua, gengivas, mucosas, tubo endotraqueal e qualquer outro dispositivo presente na cavidade bucal. Gostaríamos de implementar a rotina de higienização bucal por equipe multiprofissional – Medicina, Enfermagem e Odontologia”, ressalta o especialista.

Baroni enfatiza ainda, a importância em manter a cavidade bucal limpa, pois contribui na redução e colonização da orofaringe e, consequentemente evita a contaminação da traqueia; detecta focos infecciosos e lesões de mucosa, presença de corpo estranho, dor em região orofacial ou dificuldade na movimentação mandibular; diminui os riscos de infecção respiratória (exemplo pneumonias), além de proporcionar conforto e bem estar aos pacientes.

O processo de higiene oral já é uma constante diária nestes pacientes, realizada pela equipe de enfermagem no setor de UTI; porém, o procedimento que será adotado a partir de agora, integra outras práticas realizadas somente por odontólogos. “Tenho certeza que o trabalho dos acadêmicos nos pacientes será muito significativo. Comprometidos com qualidade na assistência, creio que anseiam promover um atendimento integral; conseguindo desta forma, minimizar os riscos de complicações e tempo de hospitalização dos internados”, ressalta a enfermeira responsável pela UTI do HSJosé, Amanda Cândido.

O objetivo principal do projeto segundo o coordenador é manter a rotina do atendimento diariamente, e em todos os pacientes.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Criança de dois anos com parafuso cravado na cabeça é atendida no Hospital de Lauro Müller

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram chamados para averiguar lesão corporal em uma criança de dois anos neste domingo (2)