Saúde

Acadêmicos desenvolvem campanhas para prevenção de doenças psicomotoras

Vídeo, aplicativo e cartazes foram alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos do curso de Design da Satc para Apae de Criciúma.

Foto: Divulgação / Comunicação Satc

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 70% de doenças psicomotoras podem ser evitadas com alguns cuidados antes, durante e depois da gravidez. Diante deste dado, a APAE de Criciúma levou o desafio de divulgar métodos de prevenção para a população com o auxílio dos acadêmicos de Design da Faculdade Satc. A turma topou o desafio e uma série de produtos foram criados para levar a temática à comunidade.

Foram elaborados desde aplicativos a um institucional da Apae. Além disso, cartazes e material de divulgação sobre prevenção também foram feitos pelos alunos da 8ª fase do curso de Design. No app, por exemplo, chamado Dona Cegonha, papais e mamães têm uma relação de exames a serem realizados para acompanhamento do bebê. Além disso, ambos recebem notificações sobre o andamento nas consultas e o desenvolvimento do feto. O objetivo é aumentar a participação dos pais no processo.

Foto: Divulgação / Comunicação Satc

“Nós vamos colocar em prática todos os trabalhos apresentados pela qualidade do que nos foi oferecido. Foi realmente surpreendente a forma como estes estudantes entenderam as nossas necessidades, transformando informação em dado útil para a população. Na verdade, eles enxergaram além do problema”, ressaltou a psicóloga da Apae, Carla Fernanda Medeiros Febel.

Conforme o professor da disciplina de Tópico de Design, Eduardo Evangelista, a iniciativa faz parte das metodologias ativas propostas pela Satc. “A ideia foi aplicar o aprendizado adquirido durante todo o curso na busca de soluções para um problema social. Foi realmente muito produtivo”, observou.

A expectativa é que a APAE comece já neste segundo semestre a utilizar os trabalhos dos acadêmicos como material de divulgação e prevenção de doenças psicomotoras. “A nossa diretoria já conheceu todas as sugestões e agora vamos coloca-las realmente em prática”, finalizou a psicóloga da entidade.

Foto: Divulgação / Comunicação Satc

Nome dos acadêmicos integrantes do projeto:

BRUNO DOS SANTOS LOPES
DIEGO DA ROSA BATISTA DA SILVA
ERIK FENALI ROCHA
LAURA GABRIELA ANDRADE
LEONARDO DE SOUZA SEBASTIÃO
LETÍCIA DE OLIVEIRA EMERIM
LUCAS DE SOUZA NUNES
NATHALIA TRINDADE ROMANHA
THIANY GARCIA LIMAS

Confira o vídeo institucional feito pelos acadêmicos:

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina