Geral

Acessibilidade de conteúdo e sua importância nos dias de hoje

A inclusão digital deixou de ser necessária para questões facilitadoras e se tornou essencial.

Divulgação

A inclusão digital sempre foi importante para que todos consigam ter acesso a ferramentas facilitadoras, mas se tornou ainda mais imprescindível devido às medidas de distanciamento social para impedir o avanço da pandemia do coronavírus.

Não faz muito tempo publicamos uma matéria comentando sobre o impacto positivo do projeto de inclusão digital e alfabetização para os idosos de Lauro Müller. No entanto, essa acessibilidade deve ser ampliada ao máximo, tornando todo tipo de conteúdo acessível a todos.

A tendência dos vídeos com legendas

Quem faz uso mais frequente das redes sociais já deve ter notado uma tendência, a adição de legenda nos vídeos publicados por criadores de conteúdo. Esse movimento visa atender a parcela da população que é surda ou sofre com baixa audição.

Atualmente, o conteúdo em vídeo não é utilizado apenas para informação, divulgação e entretenimento, mas possui um grande poder didático presente no formato. Segundo uma pesquisa da Wyzowl, 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço.

Ou seja, divulgar conteúdo em vídeo com um formato didático, seja como um guia, tutorial, passo a passo, ou qualquer outro tipo de instrução é extremamente relevante. Contar com esse conteúdo de forma inclusiva, para que todos os usuários possam captar as informações transmitidas também é importante.

No entanto, é sempre adequado ressaltar que, mesmo que se trate de uma causa nobre que visa a inclusão, o movimento de adicionar legendas aos vídeos só se tornou uma realidade devido ao aumento das visualizações.

Por que as legendas viraram moda?

Atualmente o modo que as pessoas consomem conteúdo na internet mudou, dado que a maioria delas assiste vídeos publicados nas mais diversas plataformas e redes sociais através do smartphone, o que possibilita uma mobilidade maior.

Ou seja, essa mobilidade faz com que os vídeos sejam consumidos nos mais diversos momentos, como durante uma refeição, no transporte público, antes de dormir, dentre uma série de outras situações. Como nem sempre o áudio dos vídeos é conveniente a essas situações, os usuários simplesmente preferem os conteúdos legendados.

Observe que ainda que se trate de uma tendência inclusiva, o ato de adicionar legenda nos vídeos torna o conteúdo mais atrativo para todos, o que gera mais visualização e engajamento, logo, o movimento ganhou força devido a outro fator que não a inclusão digital.

Ainda assim, é extremamente relevante criar um conteúdo em vídeo com a adição das legendas. Felizmente, se você está se perguntando como colocar legenda em vídeo, existem uma série de soluções online totalmente simples e intuitivas, ou seja, não se trata de algo complicado para se aderir à tendência.

Esse movimento com as legendas demonstra o quanto é importante pensar em soluções facilitadoras para que todas as pessoas possam consumir um conteúdo publicado na internet, gerando um efeito que vai além do público alvo primário e atingindo camadas menos sensíveis, mas ainda interessadas neste modelo de conteúdo.

Notícias Relacionadas

Setembro roxo alerta sobre importância do diagnóstico precoce da fibrose cística

O mês de setembro foi escolhido para lembrar a fibrose cística, pois 05 de setembro marca a passagem do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da doença e o dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística.

Receita abre hoje consulta a quarto lote de restituição do IR

Crédito bancário será feito no dia 31 de agosto

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em setembro

Calendário foi mantido, apesar de medida provisória ter expirado

Receita libera hoje consulta ao 3º lote de restituição do IRPF

O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado na próxima sexta-feira, dia 31, totalizando R$ 5,7 bilhões.