Economia

Acessibilidade é tema de pesquisa desenvolvida no Unibave

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

Na última quinta-feira (2), foram apresentados no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave os resultados da pesquisa sobre condições de acessibilidade no campus universitário. Os dados levantados fazem parte de uma pesquisa realizada pela instituição em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, pela promotoria de Orleans, denominada: “Diagnóstico das condições de acessibilidade nos prédios públicos e privados de uso coletivo do município de Orleans – SC”.

A pesquisa foi apresentada para o reitor da instituição, Elcio Willemann, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, Leonardo de Paula Martins, o pró-reitor administrativo, Dimas Ailton Rocha, a coordenadora de pesquisa, Ana Paula Bazo e a coordenadora do núcleo de pesquisa e extensão em tecnologia da Informação – NUTEC, Glaucea Warmeling Duarte. Além das acadêmicas bolsistas do Artigo 171, que iniciaram no projeto em 2015, Bruna Bett de Carvalho e Bianca Ballmann, ambas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Os resultados das análises conduzidas pelo Unibave foram apresentados pela professora responsável pela pesquisa, Camila Lopes Eckert, e pelos acadêmicos e bolsistas de pesquisa do Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina, Marcelo Anfilóquio e Bruno Strey Briguente do curso de Engenharia Civil e Thalía Serafim Correa do curso de Direito. Nessa apresentação, foram destacados alguns pontos da estrutura do Unibave que precisam de adequações quanto às condições de acessibilidade preconizadas pela legislação vigente.

“A partir desta pesquisa, conseguimos instigar um aprimoramento da visão técnica  e crítica dos acadêmicos, além de identificarmos as necessidades de adequação com a legislação vigente”, destacou a coordenadora de pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo.

Os participantes também realizaram levantamento de informações em escolas, unidades de saúde e outros prédios com fluxo de pessoas no município de Orleans. Ao final, a pesquisa identificará quais são as necessidades estruturais para que os locais estejam em conformidade com a legislação, atendendo a população de forma igualitária.

Colaboração: Comunicação Unibave