Eleições 2022

Ada De Luca – Candidata a Deputada Federal – Região Sul

Foto: Divulgação

Ada Lili Faraco De Luca é neta e filha de políticos e, desde cedo, conviveu com a política, defendendo os ideais democráticos e a participação feminina na política.

Participou ativamente de grêmios estudantis, ainda na adolescência e aos 17 anos, filiou-se no MDB, partido em que permanece há mais de 55 anos.

Durante o Golpe Militar de 1964, seu pai Addo Vanio Faraco, então Deputado Estadual, foi preso e cassado pelo regime. Ada então iniciou sua luta pelo resgate da democracia. Foi em uma visita ao pai na prisão, que conheceu Walmor De Luca, com quem casou e teve duas filhas e três netas.

Em Brasília, engajou-se na redemocratização do país, lutando no movimento da Anistia e nas Diretas Já e atuou ao lado de importantes nomes da política nacional como Ulysses Guimarães, do qual foi Chefe de Gabinete.

Em 1990, nas primeiras eleições diretas para o governo do Distrito Federal, foi candidata a vice-governadora pelo PMDB, sendo a única mulher candidata a uma vaga majoritária naquele pleito. Esta foi sua primeira disputa eletiva, e a chapa pela qual concorreu ficou em segundo lugar.

De volta a Santa Catarina, se elegeu pela primeira vez como Deputada Estadual em 2006, reelegendo-se, consecutivamente, em 2010, 2014 e 2018. Durante este período, realizou um trabalho focado sempre em ouvir o povo catarinense e dar voz aqueles que não tem voz.

Formada em Direito, com especialização em Política Criminal e Penitenciária, esteve à frente da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (atual Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa), onde foi responsável por tornar o sistema prisional de Santa Catarina referência nacional na ressocialização de apenados a partir do trabalho e do estudo durante o cumprimento da pena. Foi também a responsável pela valorização dos agentes penitenciários e socioeducativos.

Proposições

Em 2018, retornou à Assembleia Legislativa e neste mandato, apresentou dezenas de projetos e indicações que contemplam as suas principais bandeiras, como a defesa e a promoção dos direitos das mulheres, os direitos humanos, dos idosos, a valorização de entidades da sociedade civil que prestam relevantes serviços à população catarinense, a saúde, educação e a segurança pública.

Procuradoria Estadual da Mulher

Criada pela resolução nº 4. de 16 de junho de 2021, a Procuradoria Especial da Mulher tem como finalidades a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra a mulher.

Como Procuradora Especial, a Deputada Ada de Luca tem percorrido todo o Estado incentivando vereadoras e vereadores de TODOS os partidos a instalarem as Procuradorias, sendo esta mais uma porta aberta em defesa das mulheres que não tem voz.

Ações

Mais do que triplicou o número de Procuradorias da Mulher nos legislativos municipais, em todas as regiões do Estado.

Promoção do 1º Encontro Estadual das Procuradorias Municipais, para capacitação e troca de experiências entre as Procuradoras em outubro de 2021

Implantação do Whatsapp 24h para denúncias e acolhimento das mulheres vítimas de violência;

Parcerias com entidades para realização de ações conjuntas nos municípios

Realização de palestras educativas e rodas de conversas nas escolas;

Quase R$ 55 milhões em recursos para SC só neste mandato (2019-2022)

Desde que retornou ao Legislativo de Santa Catarina, a Deputada Ada De Luca destinou recursos para municípios de todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando entidades e iniciativas, obras e projetos que buscam o bem-estar e a qualidade de vida dos catarinenses.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável