Geral

Administração Municipal de Lauro Müller lança campanha para denúncia contra violência a idosos

Ação é feita pela Secretaria de Assistência Social, através de ações do Cras, Creas e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller lança, nesta segunda-feira (05), a campanha “Cuide Bem do Seu Idoso”, para orientar e sensibilizar a população do município sobre cuidados, fragilidades e atenção necessários para as pessoas da melhor idade. A campanha divulga canal de comunicação para denúncias de maus tratos e violências diversas contra idosos, com informações disponibilizadas por folder que começa a ser distribuído.

A ação parte do Poder Executivo através da Secretaria de Assistência Social, que trabalha por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A campanha contra a violência na terceira idade é iniciada com a distribuição de material informativo (folder), camisetas para os membros do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e pessoas engajadas no projeto.

Pelo material da campanha, a violência contra idosos é definida como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão que ocorra em qualquer relação de confiança, que acabe causando danos ou incômodo para a pessoa idosa. O mote das ações é criar sensibilização na sociedade de Lauro Müller para que se evite os maus tratos e que se denunciem quem restringe os direitos desse estrato social. A sequência de males infringidos aos idosos prejudica a saúde física e mental, alerta a campanha.

Segundo o Estatuto do Idoso, no artigo quarto, as pessoas de maior idade não podem ser objetos de negligência, discriminação, violência, crueldades ou opressões, além de todo o atentado aos direitos que possuem. As pessoas que submeterem idosos a esse quadro de maus tratos serão punidos a forma da lei. Segundo dados coletados pela Assistência Social, cresce o número de idosos vítimas de negligência e violência em Lauro Müller. O abandono e a violência financeira são os tipos de casos mais comuns no município.

O abandono se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro para uma pessoa idosa que precisa de proteção e assistência. Já a violência financeira consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa dos recursos financeiros e de patrimônio. Em Santa Catarina, dos cerca de sete milhões de habitantes, um milhão são pessoas acima de 60 anos, consideradas idosas pelo Estatuto do Idoso de 2003. Em Lauro Müller são cerca de 1,6 mil pessoas idosas frente uma população de 15.174 pessoas, dados do IBGE em 2018.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, a campanha vai buscar cobrir todo o município, alertando o maior número de pessoas possível. “Hoje estamos iniciando as ações, marcando o início da campanha. Vamos levar as informações e materiais para o maior número de pessoas possível, para tornar a qualidade de vida das pessoas na melhor idade mais segura”, afirma.

Para o prefeito Valdir Fontanella, é necessário que haja canais para as denúncias de excessos contra idosos sejam apurados. “Não podemos tolerar isso! Nós, como Poder Público, somos a principal ferramenta para que as denúncias sejam encaminhadas e apuradas. Vamos além do atendimento dos casos de maus tratos, hoje trabalhamos para levar a sensibilização a todas as pessoas de Lauro Müller, para que possamos construir, todos, um ambiente seguro para que todas as pessoas da melhor idade possam viver tranquilamente”, avalia o prefeito.

Denúncias de maus tratos, negligência ou restrição de direitos dos idosos podem ser dirigidas para os números de telefone 100 (nacional) ou 3464-4780 (Secretaria de Assistência Social). O lançamento da campanha foi realizado no auditório da prefeitura pelo Prefeito Valdir Fontanella, acompanhado pela Primeira-dama e presidente da Afas, Maria Emília Cesconetto, do Vice-prefeito Pedro Barp, da Secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, da Coordenadora dos Grupos Vida e Alegria, Nivalda Fontanela Silvestre, conselheiros municipais dos Direitos dos Idosos e pessoas engajadas na proteção das pessoas que vivem a melhor idade.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Campanha de Natal do Corpo de Bombeiros de Orleans é mencionada no programa Encontro com Fátima Bernardes

Patrícia Baesso restaura bonecas e bichos de pelúcia para colaborar com a iniciativa. O caso também ganhou grande repercussão nas redes sociais.