Geral

Administração Municipal de Lauro Müller lança campanha para denúncia contra violência a idosos

Ação é feita pela Secretaria de Assistência Social, através de ações do Cras, Creas e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller lança, nesta segunda-feira (05), a campanha “Cuide Bem do Seu Idoso”, para orientar e sensibilizar a população do município sobre cuidados, fragilidades e atenção necessários para as pessoas da melhor idade. A campanha divulga canal de comunicação para denúncias de maus tratos e violências diversas contra idosos, com informações disponibilizadas por folder que começa a ser distribuído.

A ação parte do Poder Executivo através da Secretaria de Assistência Social, que trabalha por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A campanha contra a violência na terceira idade é iniciada com a distribuição de material informativo (folder), camisetas para os membros do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e pessoas engajadas no projeto.

Pelo material da campanha, a violência contra idosos é definida como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão que ocorra em qualquer relação de confiança, que acabe causando danos ou incômodo para a pessoa idosa. O mote das ações é criar sensibilização na sociedade de Lauro Müller para que se evite os maus tratos e que se denunciem quem restringe os direitos desse estrato social. A sequência de males infringidos aos idosos prejudica a saúde física e mental, alerta a campanha.

Segundo o Estatuto do Idoso, no artigo quarto, as pessoas de maior idade não podem ser objetos de negligência, discriminação, violência, crueldades ou opressões, além de todo o atentado aos direitos que possuem. As pessoas que submeterem idosos a esse quadro de maus tratos serão punidos a forma da lei. Segundo dados coletados pela Assistência Social, cresce o número de idosos vítimas de negligência e violência em Lauro Müller. O abandono e a violência financeira são os tipos de casos mais comuns no município.

O abandono se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro para uma pessoa idosa que precisa de proteção e assistência. Já a violência financeira consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa dos recursos financeiros e de patrimônio. Em Santa Catarina, dos cerca de sete milhões de habitantes, um milhão são pessoas acima de 60 anos, consideradas idosas pelo Estatuto do Idoso de 2003. Em Lauro Müller são cerca de 1,6 mil pessoas idosas frente uma população de 15.174 pessoas, dados do IBGE em 2018.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, a campanha vai buscar cobrir todo o município, alertando o maior número de pessoas possível. “Hoje estamos iniciando as ações, marcando o início da campanha. Vamos levar as informações e materiais para o maior número de pessoas possível, para tornar a qualidade de vida das pessoas na melhor idade mais segura”, afirma.

Para o prefeito Valdir Fontanella, é necessário que haja canais para as denúncias de excessos contra idosos sejam apurados. “Não podemos tolerar isso! Nós, como Poder Público, somos a principal ferramenta para que as denúncias sejam encaminhadas e apuradas. Vamos além do atendimento dos casos de maus tratos, hoje trabalhamos para levar a sensibilização a todas as pessoas de Lauro Müller, para que possamos construir, todos, um ambiente seguro para que todas as pessoas da melhor idade possam viver tranquilamente”, avalia o prefeito.

Denúncias de maus tratos, negligência ou restrição de direitos dos idosos podem ser dirigidas para os números de telefone 100 (nacional) ou 3464-4780 (Secretaria de Assistência Social). O lançamento da campanha foi realizado no auditório da prefeitura pelo Prefeito Valdir Fontanella, acompanhado pela Primeira-dama e presidente da Afas, Maria Emília Cesconetto, do Vice-prefeito Pedro Barp, da Secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, da Coordenadora dos Grupos Vida e Alegria, Nivalda Fontanela Silvestre, conselheiros municipais dos Direitos dos Idosos e pessoas engajadas na proteção das pessoas que vivem a melhor idade.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Compre Digital do Comércio Local: campanha ultrapassa o número de 250 lojistas cadastrados em Criciúma

Mesmo com a reabertura do comércio, plataforma continuou a ter ampla adesão, chegando a três mil clientes até o momento

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Terceira fase da campanha de vacinação contra influenza inicia nesta segunda-feira

Criciúma terá ponto estratégico para moradores da região central no início da nova fase

MPSC acusa prefeita de Lauro Müller de fazer “verdadeira ação entre amigos”

Ação que teve liminar deferida para bloqueio de bens dos investigados alega “favorecimento intolerável” a escritório de advocacia.