Geral

Aeroporto de Jaguaruna: primeiro voo marcado para o dia 12 de outubro não irá acontecer

O motivo é a não homologação do empreendimento pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Marcado para o dia 12 de outubro, o primeiro voo regular do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, que teria como destino o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não irá acontecer. O motivo é a não homologação do empreendimento pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), garante o superintendente do aeroporto, Fernando de Castro. Ele afirmou nesta tarde que o empreendimento está pronto e espera a viabilização da Anac para o funcionamento.

“Por causa destas questões burocráticas dos órgãos federais o aeroporto não estará em funcionamento. Estipulamos essa data e conseguimos concluir nossos trabalhos, estamos entregando o aeroporto pronto, com a conclusão dos serviços gerais e a limpeza em dia, por exemplo. Toda instalação de equipamentos está concluída, a mobília está pronta, bem como o auxílio às navegações e as correções na parte hidráulica e elétrica”, detalha o superintendente.

Após a homologação da Anac, o aeroporto receberá uma vistoria e, posteriormente, os voos serão liberados. O superintendente acrescenta que, hoje, a população pode ir ao empreendimento e verificar que tudo está pronto. “A pessoa vai entrar pela rodovia de acesso através da BR-101 e adentrar pela porta da frente do aeroporto”, comenta.

Conforme o site Engeplus, em relação às adequações na sala de embarque e na largura da pista de 30 para 45 metros, Castro ressalta que isso não será entrave para operação das aeronaves. “A sala de embarque está pronta e apta para receber os passageiros, só realizamos alguns reparos. Já a pista está pronta para receber aviões de porte médio e com passageiros”, afirma. A pista não está apta a receber aviões com grande porte de carga.

“Para o primeiro ano de funcionamento, o aeroporto estará em boas condições, levando em consideração que a pista é segura, há bom escoamento da água e também é a maior do Sul do país”, pontua. A RDL, empresa de Florianópolis vencedora da licitação para operar o aeroporto, está instalada no local e atua em horário comercial de segunda-feira a sexta-feira.