Geral

Agentes Comunitárias de Saúde de São Ludgero realizam censo de animais de pequeno porte

o objetivo de realizar um banco de dados completo para maior controle da população de cães e gatos

Foto: Divulgação

Com o objetivo de realizar um banco de dados completo para maior controle da população de cães e gatos das famílias de São Ludgero, e desta forma poder planejar e executar políticas públicas e ações visando a diminuição dos animais nas ruas, bem como combater determinadas zoonoses, como a Raiva, visando melhorar a saúde pública, a Prefeitura de São Ludgero, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, está realizando o Censo de Animais 2022.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Saúde, via Vigilância Epidemiológica. Ao visitar as residências os Agentes de Saúde coletam as informações relacionadas a quantidade de animais, o nome de cada animal, se estão vacinados contra Raiva, se estão castrados e microchipados. A pesquisa é realizada pelas Agentes de saúde pessoalmente em suas visitas rotineiras ou via Whatsapp.

A Chefe de Divisão de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, Bruna Damian, diz que com um banco de dados bem completo e maior controle em relação a população destes animais a Secretaria de Saúde poderá desenvolver com maior precisão ações específicas a exemplo da castração e chipamento. Após o levantamento, as informações serão repassadas ao Governo de Santa Catarina para que possam desenvolver, com maior abrangência, ações de combate a Raiva no Estado.

São Ludgero atualmente é pioneiro e há vários anos é referência em relação ao trabalho de ações que visam diminuir o abandono de cães e gatos nas vias públicas e proteção destes animais.

É importante registrar que os cães e gatos, por compartilhar o mesmo ambiente dos seres humanos, podem transmitir várias doenças e com números mais precisos os trabalhos de prevenção e ações em relação a saúde das pessoas e dos animais terão maior eficácia.

Mais informações e esclarecimentos sobre o Censo de Animais 2022 pelo fone (48) 3192-1012.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável