Saúde

Agentes comunitárias de saúde passam por treinamento

Foto: Ariel Rodrigues

Foto: Ariel Rodrigues

Agentes comunitárias de saúde de Orleans passaram a tarde dessa quinta-feira, dia 23, por um treinamento sobre as hepatites virais. As orientações foram repassadas pela enfermeira e coordenadora do controle de imunizações, Sara Pavei, e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alana Patrício Stols Cruzeta. O principal objetivo do encontro foi capacitar as agentes para expor as famílias visitadas sobre a importância da realização do teste rápido das hepatites, bem como a vacinação.

Os testes rápidos são realizados em todas as Unidades de Saúde do município pelas enfermeiras. Qualquer pessoa pode solicitar o teste capaz de diagnosticar as hepatites virais B e C. “Os testes estão disponíveis de forma gratuíta aos usuários dos postos. Estamos reforçando o conhecimento das agentes comunitárias que auxiliam no contato dos cidadãos para incentivar a passar pelo teste. É rápido, prático e sigiloso”, garante Alana.

A capacitação abordou ainda sobre a disponibilidade nas salas de vacina, a vacina contra a Hepatite B. "São três doses de vacina que conferem imunidade contra esse vírus. O Ministério da Saúde está disponibilizando a vacina a toda população, lembrando que até pouco tempo era para pessoas até 49 anos." afirma Sara.

O próximo dia 28 de julho será marcado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. As agentes comunitárias de saúde estarão engajadas na proposta de alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas na realização de teste para o diagnóstico das hepatites B e C, HIV e sífilis.

Colaboração: Ariel Rodrigues