Saúde

Agentes de saúde são capacitadas sobre febre amarela e febre maculosa em Lauro Müller

Os profissionais receberam informativos que devem ser repassados à população e também material gráfico que será entregue em todas as residências do município.

Foto: Divulgação

As agentes comunitárias de saúde que atuam no município de Lauro Müller foram capacitadas nesta semana sobre Febre Amarela, Febre Maculosa e Epizootias. A capacitação foi organizada pela Secretaria de Municipal de Saúde por meio da 21ª Regional de Saúde.

O conteúdo foi ministrado pela bióloga Mariana Montovani. Os profissionais receberam informativos que devem ser repassados à população e também material gráfico que será entregue em todas as residências do município.

Conforme coordenadora de Atenção Básica do município, Graziela Eyng Nuernberg, essa capacitação permite que as agentes do município possam identificar focos dessas doenças ou os próprios animais e saber como proceder nesses casos. “A capacitação foi muito produtiva e os profissionais puderam esclarecer dúvidas e entender melhor sobre cada doença. Estamos em meio a uma epidemia de febre amarela no Brasil e precisamos estar atentos”, alerta Graziela.

A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito contaminado, que através da picada passa ao homem. Os principais sinais e sintomas dessa doença são: febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, náuseas e vômito. A bióloga, durante os trabalhos, atentou que os macacos, principalmente o bugio, são os primeiros a adoecer com a febre a amarela, por terem mais contato com os mosquitos na mata, por isso, alertam do perigo.

Colaboração: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Bloco Prosul chega a acordo que busca garantir acesso a vacinas

Acordo foi anunciado pelo chanceler chileno, Andrés Allamand

Nova fase da SNS Card inclui lançamento no mercado franquias e exames e vacinas a preço popular

A semente plantada há seis anos, de fundar um serviço que visava democratizar o serviço da saúde, rendeu frutos e, agora, é momento de expandir.

OMS: autorização emergencial para vacinas contra covid-19 requer muito cuidado

Rússia concedeu aprovação para vacina contra novo coronavírus este mês

Dive-SC confirma quarta morte de macaco por febre amarela em SC em 2019

Bugio morreu em Jaraguá do Sul em junho. Macacos não transmitem a doença, mas indicam presença do vírus.