Economia

Agricultura sofre com excesso de chuva

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

A chuva que atingiu a região nos últimos dias deixou os agricultores apreensivos. Com o excesso de água algumas culturas acabaram sendo prejudicadas. Na propriedade do agricultor Antônio de Araújo, de 62 anos, no Bairro Linha Anta, o dia desta segunda-feira foi somente de observação da lavoura.

A semeadura do milho que havia sido replantada há uma semana está sob poças de água e preocupa o agricultor. “Resolvi replantar o grão porque a há duas semanas a forte chuva já havia prejudicado e agora novamente com chuva não sei o que poderá ser aproveitado”, conta Araújo.

Conforme o Portal Clicatribuna, além do milho, o produtor teve ainda por prejuízos com a cenoura e o repolho. “ O excesso de chuva atrapalha o crescimento da cenoura e no caso do repolho a cabeça pode estourar e se perde a hortaliça”, explica.

O produtor Márcio Demboski, da Linha Batista, também plantou na semana passada 13 hectares de milho e diz que a avaliação da lavoura poderá ser feita somente daqui quatro dias. “O que percebemos é que dessa vez a chuva foi mais distribuída e não formou tantos alagamentos na agricultura”, reforça.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri de Criciúma, Roberto Longhi, principalmente, os terrenos mais baixos sofreram com problemas de encharcamento do solo. “O excesso de chuva no solo ocasiona a morte da planta. Depois que a chuva cessar poderemos quantificar o prejudicado nas lavouras”, esclarece.