Geral

Agroglifo que apareceu em SC será desfeito com a colheita da lavoura de trigo

Figura misteriosa surgiu no início desta semana e intrigou os brasileiros

Foto: Tiago Kosinski/Divulgação

O desenho misterioso que apareceu em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no Oeste Catarinense, será desfeito daqui a dez dias. Sérgio Girotto, 62 anos, disse que as sementes estão prontas para a colheita. O agroglifo, termo uso por ufólogos para explicar o mistério, surgiu na última terça-feira (4).

Apesar do tamanho do desenho que contempla várias formas geométricas dentro de um círculo gigante, como dois círculos de diferentes tamanhos, um pentágono e um triangulo, Girotto garante que a produção não foi gravemente afetada e estima um prejuízo de aproximadamente 10 sacas de grãos. No local, o agricultor produz mais de 700 sacas, com 60 quilos cada.

Há sete anos, uma figura semelhante apareceu na propriedade de Girotto, a cerca de 200 metros de onde surgiu em 2022. Até hoje a autoria do desenho ainda é um mistério. A plantação de trigo fica próximo do perímetro urbano da cidade, ao lado de um loteamento.

Desta vez, milhares de pessoas de cidades vizinhas e outros estados visitaram a propriedade para conferir de perto as marcas. O agricultor estima que mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo local. Ele não pretende registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

“Ele tem imagens complexas em formato de figuras geométricas. O que chama atenção é estar todo amassado para apenas um lado, isso caracteriza como um agroglifo verdadeiro”, contou Luiz Prestes Junior, ufólogo do Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina.

No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do Sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos sempre ocorrem entre o final do mês de outubro e o início do mês de novembro.

Em Prudentópolis, Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2015. Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. Toda essa história vem desde 2008, quando círculos foram encontrados em plantações de trigo.

2008

Foi na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados a 25 metros do asfalto no dia 9 de novembro de 2008. Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade.

Uns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrário de outros que pensaram ser brincadeira de crianças. Esse fenômeno já transformou o turismo na cidade, pois cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.

Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas. Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

2009
No dia 29 de outubro de 2009 Ipuaçu volta a ser notícia em cenário nacional com o aparecimento de mais agroglifos. Dessa vez o desenho apareceu em forma de seta também em uma plantação de trigo. A figura tinha 44 metros de comprimento, da base à ponta.

2010
Em novembro de 2010 círculos foram encontras em lavouras de Ipuaçu. Dessa vez não se deu muita importância. Mas moradores acreditam que a experiência é a mesma de anos anteriores.

2011
Novos círculos apareceram nas plantações de trigo em 2011 ano em Ipuaçu. Oito círculos foram vistos no dia 6 de novembro de 2011 em uma propriedade a 3 km do centro da cidade. Dessa vez, além de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos têm de 1,5 metro até 24 metros.

Com todas essas visitações que não se sabe de onde vem, Ipuaçu vem se destacando internacionalmente. Várias redes de TVs, rádios, jornais e meios eletrônicos divulgaram o município como sendo a cidade escolhida pelos ETs.

Via ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável