Educação

Aluno de Orleans é destaque na redação do ENEM

O estudante, que vai cursar Sistemas da Informação do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), explicou que a bagagem de leituras o ajudou na hora de escrever a redação

Divulgação

A Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina destacou em suas redes sociais os alunos que se destacaram pela nota na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Um dos três alunos é Arthur Carrer Medeiros, estudante da Escola Estadual Toneza Cascaes, de Orleans, que alcançou 940 pontos.

O estudante, que vai cursar Sistemas da Informação do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), explicou que a bagagem de leituras o ajudou na hora de escrever a redação, assim como o auxílio e a atenção da professora de redação da Escola. “Os professores do Toneza eram incríveis. A professora Keruly Bardini foi parte essencial da nota que tirei”, destacou.

O tema da redação do exame em 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Rotina de estudos

Arthur destacou o ano complicado e de muitos estudos, e que precisou, segundo ele, estudar mais do que estudaria para manter o foco no ENEM. Para o planejamento da sua rotina, ele assistia dois vídeos sobre redação todos os dias e fazia uma redação por mês. “Eu trabalhava em cima das redações. Relendo e revendo os pontos”, explicou o estudante.

“Toda semana eu ia desconstruindo a redação que já tinha escrito para ver o que podia melhorar”, descreve o garoto, que analisava o material escrito mentalmente. A rotina, conforme ele, ajudou a evoluir. “No começo eu não escrevia muito bem”, confessa.

Outro fator destacado é a leitura, em que buscou o suplemento da Redação Nota Mil. “Sempre gostei muito de ler e essa bagagem me ajudou muito”, afirmou.

Vida Universitária

O jovem de Orleans vai fazer um curso de graduação na mesma cidade onde cursou o ensino médio. Agora, ele está matriculado para cursar Sistemas de Informação no Unibave. “Sempre gostei de quebrar a cabeça e tive aptidão no ramo de tecnologia”, diz Arthur que já vem lendo livros sobre sistemas de Tecnologia da Informação.

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam repasse de R$ 10 mil para a APAE de Lauro Müller

A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 16, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo.

Vereadores de Orleans aprovam gratificação a servidores membros de sindicância administrativa

A sessão ordinária foi realizada sob a presidência do vereador Pedro João Orbem nesta segunda-feira, dia 16.

Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos, recorde e estreias

Atletas de 21 estados brasileiros se desafiaram subindo a Serra de SC em provas de corrida e ciclismo

Homem é preso com 186 kg de maconha na BR-101 em SC

Apreensão foi feita pela PRF e o motorista não soube informar o destino final da droga