Geral

Alunos desenvolvem revestimento acrílico para aplicação em telhas garantindo menor absorção de água e bolores

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Com o tema “Redução da Absorção de Água de Telhas Cerâmicas com Revestimentos Acrílicos”, os alunos Camila Goulart, Jonas Ferreira, Murilo Martins Silveira e Rafaela Martinhago Pandini desenvolveram um produto que garante menor absorção de água na telha. A pesquisa é um dos trabalhos que estão à mostra na Jornada Científica do Colégio Maximiliano Gaidzinski de Cocal do Sul que acontece até sexta-feira (11).

Segundo a aluna do terceiro ano, Rafaela o objetivo da pesquisa é a redução da absorção de água das tenhas com a utilização do revestimento acrílico. “Hoje as telhas absorvem a água padrão que é permitida, ou seja, de 12 a 14%. O que acaba deixando com o tempo o aspecto da telha suja. Com o revestimento acrílico, a telha absorve apenas 4,6% da água, permitindo uma aparência normal, bonita, limpa e com menos bolores”, explica.

A equipe já comemora o resultado do trabalho com o interesse de algumas empresas pela pesquisa. “Nós não levantamos na íntegra os custos do produto, mas é totalmente viável e vale à pena. Estamos felizes porque uma empresa cerâmica da região já se mostrou interessada em fazer os testes com o produto. Isso é sinal de que a nossa pesquisa foi além da expectativa. Estamos contribuindo para uma nova tecnologia no mercado”, destaca.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt