Geral

Alvarás de casas noturnas de Tubarão são revogados

Decisão foi tomada ontem (6) pela secretaria de Urbanismo do município

Todos os alvarás concedidos para estabelecimentos como clubes, bares, restaurantes, boates e similares (com concentração de pessoas em ambientes fechados) foram revogados pelo município. A decisão foi tomada ontem pela secretaria de Urbanismo, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas baseado em um parecer a Procuradoria Geral do Município.

O parecer da Procuradoria confirma que a fiscalização tem o poder de polícia, exercício em nome do município, para cassar os alvarás se encontradas irregularidades. Segundo o diretor de Fiscalização de Obras e Posturas, Ulisses Nandi Passarela, desde o dia 1° estão valendo novas regras para a concessão do alvará. As mudanças buscam garantir maior segurança para os frequentadores dos estabelecimentos com grande concentração de pessoas. Os alvarás serão concedidos apenas com a regularização dos estabelecimentos.

“Desde o início da semana estamos fazendo a fiscalização nos estabelecimentos e vários já foram interditados. Inclusive alguns destes locais cancelaram os eventos programados”, afirma Ulisses. O número de casas noturnas fechadas não foi confirmado, já que o trabalho continua nos próximos dias.

Novas regras

Desde o dia 1° os estabelecimentos como boates, bares, restaurantes, clubes e similares, devem apresentar: atestado de vistoria dos bombeiros; a regularidade da edificação utilizada através do Habite-se (ou termo de compromisso de regularização, válida por um ano), além de apresentação de Laudo Técnico e ART de profissional habilitado, atestando as condições físicas do espaço à atividade destinada, com informações referentes à estabilidade estrutural e elétrica, prevenção de incêndios, e demais itens que garantam a legalidade e acima de tudo a segurança da população. Serão exigidos ainda, conforme Lei Municipal 3.400/2009, laudo acústico, climatização e segurança própria para estabelecimentos que solicitarem prorrogação de horário. Para novos estabelecimentos, além de todas as exigências citadas, será obrigatório estacionamento próprio.