Segurança

Após cheia de rios, trilheiros que faziam Caminho dos Tropeiros ficam ilhados

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Foto: Arquivo/Sul in Foco

O Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado no início da noite dessa sexta-feira (25) para socorrer um grupo de pessoas que podem estar ilhadas em meio aos cânions das encostas da serra no Caminho dos Tropeiros. A trilha tem cerca de 12 quilômetros e inicia na localidade de Costão da Serra, próximo a Barragem do Rio São Bento, no interior do município de Siderópolis.

Atualização: Aventureiros ilhados saem ilesos da trilha do Caminho dos Tropeiros

“Fomos no local para obter maiores informações. Agora é preciso esperar o nível das águas baixarem. Amanhã voltaremos no local.  Acreditamos que eles não estão em situação de perigo, o problema é que choveu muito e eles devem estar impedidos de passar devido a grande quantidade de rios que cortam a trilha”, relatou o sargento Niels.

O Portal Sul in Foco manteve contato com o senhor Joaquim Lorenzoni, de 80 anos, que atuou por muitos anos como tropeiro nesta trilha. Segundo ele, dois grupos subiram a trilha, um a pé e outro a cavalo. “Um grupo de cavaleiros, cerca de 15 pessoas, deixaram os carros aqui em casa, de onde partiram por volta das 6h30min dessa sexta. Eles deveriam ter chego a uma fazenda em São Joaquim, onde iriam ficar até domingo. Outro grupo, pessoas que subiram a pé, em torno de mais 10, também não retornaram. Seus carros estão aqui próximos”, relatou o senhor.

A trilha centenária e histórica situa-se dentro da reserva Biológica do Aguaí. São 1,200 metros de altitude e mais de 8 horas subindo as montanhas. Segundo o senhor Joaquim, são 26 rios, entre pequenos e grandes, que cortam a trilha.