Saúde

Após nove meses de queda, SC volta a ter aumento nas mortes por Covid

Número de vítimas em janeiro já superou o registrado em todo o mês de dezembro; só nesta terça-feira (25), 34 mortes foram confirmadas

Divulgação

O número de mortes por Covid-19 em janeiro ultrapassou o registrado em dezembro do ano passado. Segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, até esta terça-feira (25), foram 213 vítimas da doença – 35 a mais que no durante todo o último mês.

O crescimento no número de vítimas ocorre após o Estado registrar nove meses de queda nas mortes. A última vez que houve um crescimento de um mês para outro foi entre fevereiro e março, justamente quando o sistema de saúde entrou em colapso. Na época, Santa Catarina saiu de 1.124 vítmas para 3.723 em 30 dias – um aumento de 231,22%.

Agora, o aumento entre dezembro – quando foram 178 mortes – e janeiro, foi de 19,66%. Apesar disso, o número de vítimas continua abaixo dos mil óbitos, índice que não é registrado no Estado desde julho de 2021.

Divulgação

Só nesta terça-feira (25), segundo o Painel do Coronavírus, foram confirmadas mais 34 mortes. Desde o início da pandemia, o número de óbitos é de 20.418.

SC teve crescimento de 111% nos óbitos em uma semana

Segundo dados do Boletim Epidemiolígico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira, entre a semana 2 e a semana 3 do ano, houve um aumento de 111% no número de mortes – passou de 44 para 93.

O maior crescimento ocorreu na região de Laguna, com 16 vítimas, e no Planalto Norte do Estado, com 4 óbitos.

Questionada sobre a elevação nos óbitos, a (SES) informou, por meio de assessoria, que, apesar do aumento, Santa Catarina ainda não atingiu os índices do último ano. Além disso, a pasta afirma que o crescimento desta terça-feira também está ligado ao represamento de dados que ocorre entre sábado e segunda-feira.

Casos ativos da Covid também subiram

Ainda segundo o Painel do Coronavírus, do NSC Total, o Estado também registrou um novo aumento no número de casos ativos de Covid-19. Atualmente, são 66.851 pacientes que ainda podem transmitir o vírus – 5.325 a mais que na segunda-feira (24).

Ao todo, 290 cidades catarinenses têm casos ativos da Covid. Florianópolis segue liderando a lista com 9.953, seguida de Joinville, com 7.853, e Chapecó, com 3.455.

Em relação aos casos confirmados, foram mais 14.549, chegando ao total de 1.382.762 desde o início da pandemia.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Governo de SC autorizou investimento de R$ 722 milhões em Educação

O governador Carlos Moisés participou do ato de inauguração e valorizou o movimento que é considerado como o mais municipalista da história catarinense

Autor de roubo contra motorista de aplicativo em Criciúma é preso

Investigado pelo crime tem 23 anos

Suspeito de estuprar adolescente a caminho da escola é preso após vítima gritar por socorro em SC

Polícia Civil investiga o caso, que ocorreu em uma passarela de Joinville. Vítima tem 15 anos.

Frente fria muda paisagem em SC nesta terça-feira e traz risco de temporais e queda de granizo

Mudança no tempo começa na tarde desta terça-feira (28) e se estende até sexta-feira (1º); alteração começa nas regiões próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul