Geral

Artista criciumense expõe obras no hall da Unesc

A mostra de Lelena, ficará aberta a visitação pública até o dia 16 de agosto, das 9 às 22 horas

Quem passar pelo Espaço Cultural da Unesc, no hall do Bloco Administrativo, vai poder apreciar as obras de arte da criciumense Heloisa Helena Borges de Souza, a Lelena. O tema das pinturas em tela é “Trânsito Inusitado” e usa os quatro elementos fundamentais do planeta (água, terra, ar e fogo),  como principal fonte temática.

A proposta artística de Lelena é criada através de uma intensa pesquisa interior. Desta forma, texturas, sons, sensações e emoções são representações de ícones e símbolos do aprendizado. “O meu trabalho sempre teve conotação com questões ambientais. Sou uma ‘arteira’. Tenho meu trabalho em essência, que são os quadros e adoro criar”, enfatizou.

A artista se destacou em São Paulo, no evento The House (2005 – 2006), passando pelo Memorial da América Latina e na Casa da Fazenda do Morumbi, com apoio da Academia Latino Americana de Arte, da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, do Centro Belas Artes São Paulo e da Faculdade Internacional de Música Souza Lima e Berklee.

Seu trabalho foi avaliado pelos maiores curadores do país. Como destaque internacional, ela executou 11 mostras nos Estados Unidos, onde apresentou o projeto 11 de Setembro em Manhattan, em Nova York, no saguão principal da ONU (Organização das Nações Unidas). Quando retornou ao Brasil fez a mostra “Resgate”, na FCC (Fundação Cultural de Criciúma), além de exposições em Florianópolis, São Paulo, e nos Estados Unidos, e mostras em Criciúma, Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Curitiba e São Paulo.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, salientou que a arte e cultura é uma das formas de promover a cidadania. “Embora a arte e cultura não aquece fisicamente, ela aquece a alma”, destacou. A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, comentou que há 12 anos o espaço tem agregado artistas das mais diversas linguagens. A artista também doou uma de suas obras à Unesc.

Lelena também apresentou sapatos pintados à mão, objetos utilitários, decoração e sacolas ecológicas, decoradas com lixo reciclado. A mostra de Lelena, ficará aberta a visitação pública até o dia 16 de agosto, das 9 às 22 horas.

A abertura contou com a participação do Coral da Eliane e do Sexteto Instrumental da Unesc. O evento é uma realização da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão), por meio do Setor Arte e Cultura.