Educação

Artista plástico Moacir Cardoso participa do segundo Café com Arte da Escola Walter Holthausen

A direção da Escola de Educação Básica Walter Holthausen promoveu na tarde desta quinta-feira (10), na sede social do CTG Serra do Rio do Rastro, o segundo Café com Arte destinado aos 38 alunos que integram o programa federal Ensino Médio Inovador. O evento, promovido com o objetivo de proporcionar um maior enriquecimento cultural aos alunos, contou com a participação do artista plástico, Moacir Cardoso.

Cardoso, morador de Criciúma, fez uma explanação de suas principais obras de arte voltadas para o tema: sustentabilidade, justamente o assunto que vem sendo estudado pelo grupo. O artista desenvolveu ao lado dos alunos uma oficina para confecção de móbiles de madeira.

Sobre o artista

Com muita criatividade e dedicação o criciumense Moacir Cardoso transforma a sucata (que muitos descartariam jogando no lixo), em obras de artes. Com esta atitude, segundo Cardoso, pretende-se transmitir uma visão crítica do acesso restrito à cultura, conscientização para o uso de recicláveis no processo criativo e dar o exemplo da transformação da sucata na própria transformação do ser humano e ao fazer arte passar uma idéia de que é possível transformar o feio em belo, o inútil em útil, mostrar ao público que a sucata é reciclável, e sugerir que os seres humanos podem se renovar para um novo mundo, com a experiência dos mais velhos, saindo assim do “ferro velho das almas”, vivendo sem preconceito ou exclusão social e todos mais felizes.

“Eu faço obras de arte com sucata, ou seja, esculturas que sugerem uma ideia como, por exemplo, o Cristo de Arame Farpado e ou que emitem som que são instrumentos musicais, relógios e caixinhas de músicas que podem ter uma utilidade além de expressar uma mensagem”, ressaltou Cardoso em entrevista ao site Multiplicando Talentos.

Sobre o programa

O Programa Ensino Médio Inovador foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de dar mais qualidade ao ensino, mesclando com novos conteúdos, novas perspectivas e metodologias.

O programa destaca a aprendizagem criativa, a valorização da leitura, a articulação teoria/prática, a metodologia da problematização, o desenvolvimento da capacidade de aprender, a iniciação científica, a interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento, elementos presentes nas Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais e nos Referenciais para o Ensino Médio.

[soliloquy id=”42522″]