Geral

Associação de Piscicultores comemora sucesso na AgroPonte 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação de Piscicultores de Orleans – APO participa da AgroPonte desde a sua primeira edição, realizada em 2010, mostrando o trabalho feito junto aos produtores e as espécies de peixes produzidos na região. Paralelo a isso, começou a fazer um trabalho de degustação de “iscas de filé de tilápia”, que são oferecidas gratuitamente para os visitantes do estande.

Após quatro edições da feira, o trabalho é coroado com sucesso. Neste ano, os visitantes  AgroPonte puderam conhecer dois frigoríficos e dois restaurantes servindo pratos à base de peixe, principalmente o de tilápia.  Outro ponto positivo da feira é a comercialização de peixes vivos, seja para abate ou pesca esportiva. A tecnologia foi uma das atrações apresentadas pela APO.

Por meio de uma parceria feita com empresas catarinenses, o público teve a oportunidade de conhecer equipamentos que mostram desde a temperatura da água, a taxa de oxigênio até um sistema de câmeras de vídeo monitoramento, proporcionando a visualização dos tanques a qualquer hora do dia e da noite. Os aeradores, alimentadores automáticos, esteiras para retirada dos peixes, redes, caminhão para o transporte de peixes vivos foram outras atrações dos estantes. Com relação a genética, apresentou-se alevinos de tilápias e carpas. Além das empresas, a Secretaria da Agricultura de Orleans também marcou presença na feira.

A Associação de Piscicultores de Orleans teve todo o apoio da prefeitura de Criciúma para a construção de tanques, em que foram usados aproximadamente 45 mil litros de água para o alojamento e bem estar dos peixes, assim como a instalação e uso dos equipamentos. “A APO agradece toda a equipe de organização da feira, em especial ao Sr. Willi Backes pelo incentivo e pela oportunidade de mostrar que a Piscicultura se aperfeiçoa com as novas tecnologias, tornando-se uma atividade importante na cadeia produtiva da região sul catarinense”, destaca o presidente da APO, Jorge Manoel Cachoeira.