Esporte

Atleta de Criciúma defenderá o Brasil em Buenos Aires

Mesatenista Felipe Formentin integra-se à seleção brasileira que viaja aos Jogos Juvenis Panamericanos, nesta sexta-feira (11)

Mesatenista Felipe Formentin (Foto: João Pedro Alves)

Mesatenista Felipe Formentin (Foto: João Pedro Alves)

Seguindo os passos de Bruna Costa Alexandre, o atleta da equipe paralímpica de tênis de mesa da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri) Felipe Figueiredo Formentin desponta como nova revelação criciumense. O garoto de 17 anos defenderá as cores do Brasil nos Jogos Juvenis Parapanamericanos, em Buenos Aires (Argentina) na próxima semana. O criciumense embarca nesta sexta-feira (11) para se apresentar à seleção brasileira, em São Paulo.

Formentin treina há menos de dois anos com o grupo de rendimento da FME. Mesmo com pouco tempo dedicando-se a uma rotina mais regrada de preparação e competição, já figura na segunda posição no ranking nacional da classe 7. Campeão das Paralimpíadas Escolares de 2012, chegou à condição de melhor jogador da subcategoria graças às duas medalhas obtidas em etapas da Copa do Brasil neste ano.

Um gradativo processo de treinamento, concepção de característica de jogo e fortalecimento muscular vem sendo feito com Formentin desde março. Tudo supervisionado pelo técnico e coordenador da modalidade n FME, Alexandre Ghizi. As etapas também foram percorridas por outra atleta da seleção brasileira paralímpica juvenil natural de Criciúma, Bruna Costa Alexandre.  “O Felipe está em formação ainda e o resultado não é tão importante nesta fase. Creio que ele traga alguma medalha, mas somente o fato de termos mais um criciumense na seleção, junto à própria Bruna, independente em que nível esteja”, exaltou Ghizi.

A confiança na conquista de pelo menos um pódio motiva Formentin na primeira experiência e eventos internacionais de tênis de mesa. “É o começo de muitas vitórias. Não quero saber quem vai jogar contra mim. Busco simplesmente jogar meu 100% e para isso darei meu melhor. Se não der certo, ficarei satisfeito por ter conseguido jogar com toda minha capacidade”, conta.

Colaboração: João Pedro Alves