Geral

Audiência determina início da recuperação ambiental na Cidade Alta

Prazo para início da recuperação da área é no dia 17 de julho deste ano

Em audiência em conjunto com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal, Prefeitura de Forquilhinha e CSN, ficou determinado na tarde desta quinta-feira (7), que a recuperação ambiental no Bairro Cidade Alta em Forquilhinha, inicie impreterivelmente no dia 17 de julho deste ano. A recuperação já deveria ter iniciado, e não serão aceitos novos prazos. A CSN deve iniciar a recuperação nesta data, mas antes deve apresentar até o dia 12 de abril, o levantamento topográfico da área para a retirada das famílias da área invadida.

A Prefeitura de Forquilhinha deverá ainda notificar a Nova Próspera, atual proprietária da área, para que em 60 dias todas as casas na área invadida sejam retiradas. “A decisão é importante para organização do bairro e também para a saúde das pessoas que estão em uma área insalubre. Com isso vislumbramos a melhoria na qualidade de vida das pessoas, além da recuperação ambiental”, comentou o prefeito Lei Alexandre. A Administração de Forquilhinha está desde 2009 fazendo esforço para que a recuperação ambiental iniciasse.

O atraso no início da recuperação ambiental da área degradada no Bairro Cidade Alta em Forquilhinha motivou uma reunião entre Prefeitura de Forquilhinha, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal, SATC (responsável pela elaboração do projeto de recuperação) e CSN (empresa responsabilizada em recuperar a área) antes da audiência, na manhã dessa quinta-feira. Em seguida, os representantes de cada órgão foram até o local verificar a situação a fim de solucionar o impasse. Em audiência realizada no início da tarde, ficou decidido que imóveis desocupados seriam removidos e cinco casas foram retiradas já na tarde de hoje, com objetivo de evitar novas invasões.

Carla Giassi/Ascom Prefeitura de Forquilhinha

[soliloquy id=”21371″]