Geral

Baleia é encontrada em Jaguaruna

Uma baleia de grande porte, com espécie ainda não identificada, apareceu morta ontem pela manhã, na praia de Campo Bom, em Jaguaruna. Ainda não se sabe os motivos que causaram a morte do animal.

A bióloga e coordenadora do Projeto Baleia Franca (PBF) de Imbituba, Karina Groch, afirmou que hoje a equipe do projeto deve ir até o local, que já recebeu ontem pesquisadores da Ceres/Udesc (Laguna) e Unesc, que fizeram as primeiras avaliações.

Segundo Karina, de acordo com informações disponíveis ontem, a baleia pode ser da espécie Sei ou Bryde, mas não havia sido possível a identificação devido à posição em que o corpo se encontrava. Externamente, o animal não apresentava nenhum ferimento visível ou evidência que pudesse indicar a causa da morte.

Karina aponta que a espécie Bryde tem hábitos costeiros, especialmente no litoral da região Sudeste, mas que já foram avistadas no litoral catarinense em sobrevoos. Já a espécie Sei é uma baleia oceânica. “Ainda não temos muitas informações e vamos ter que fazer uma biópsia para tentar descobrir o que poder ter causado a morte, mas o corpo está em adiantado grau de decomposição”, salienta.

Segundo o Diário do Sul, a baleia era um macho de aproximadamente 11,50m e cerca de 10 toneladas. A informação sobre o corpo chegou através de moradores para a Polícia Ambiental de Laguna, que acionou o protocolo de encalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio. Os pesquisadores estão verificando como será feita a remoção. “É um processo bem difícil e vamos buscar instituições ou empresas que possam emprestar máquinas e cabos para fazer a remoção”, diz Karina.