Geral

Baleias-francas são avistadas na Praia do Rosa, em Imbituba

Fotos: Quinta do Bucaneiro/Cesar Pegoraro / Enrique A Litman IBF

Pelo menos três baleias-francas foram vistas nesta terça-feira (25), no litoral catarinense, em Imbituba. Duas adultas e um filhote. Segundo o projeto Baleia-Franca, um dos animais já está catalogado desde 2002 e se chama, Olívia.

As baleias foram vistas na Praia do Rosa. Na última semana, o Projeto Baleia Franca recebeu informações de baleias com filhotes avistados na Praia da Vila, em Imbituba, na Praia do Mar Grosso e Praia do Sol, em Laguna.

A presença de 10 a 15 baleias na região está confirmada. As primeiras baleias-francas chegaram ao litoral de Santa Catarina em junho.

Nessa época, muitas baleias-francas podem ser vistas em todo litoral catarinense, mas especialmente na área da Apa da Baleia Branca, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão. A temporada reprodutiva das baleias-francas no Brasil é de julho a novembro. Durante este período, os mamíferos procuram águas mais calmas e quentes para acasalar, parir e amamentar.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Sabores do Litoral Sul catarinense aguçados em festival gastronômico

Quarta edição do Garopaba Sabor apresenta pratos exclusivos e agrega conhecimento com palestras técnicas.

Quarta edição do Agosto Del Vino é lançada em Imbituba

Festival enogastronômico integra o projeto Rota da Baleia Franca, do Sebrae/SC, que visa fortalecer o turismo de inverno no Litoral Sul catarinense.

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC