Geral

Baleias-francas são avistadas na Praia do Rosa, em Imbituba

Fotos: Quinta do Bucaneiro/Cesar Pegoraro / Enrique A Litman IBF

Pelo menos três baleias-francas foram vistas nesta terça-feira (25), no litoral catarinense, em Imbituba. Duas adultas e um filhote. Segundo o projeto Baleia-Franca, um dos animais já está catalogado desde 2002 e se chama, Olívia.

As baleias foram vistas na Praia do Rosa. Na última semana, o Projeto Baleia Franca recebeu informações de baleias com filhotes avistados na Praia da Vila, em Imbituba, na Praia do Mar Grosso e Praia do Sol, em Laguna.

A presença de 10 a 15 baleias na região está confirmada. As primeiras baleias-francas chegaram ao litoral de Santa Catarina em junho.

Nessa época, muitas baleias-francas podem ser vistas em todo litoral catarinense, mas especialmente na área da Apa da Baleia Branca, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão. A temporada reprodutiva das baleias-francas no Brasil é de julho a novembro. Durante este período, os mamíferos procuram águas mais calmas e quentes para acasalar, parir e amamentar.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Relatório aponta 82,5% dos pontos analisados próprios para banho no litoral catarinense

O Instituto salienta que os resultados melhores são, boa parte, decorrentes da estiagem que afeta todo o estado de Santa Catarina.

Sabores do Litoral Sul catarinense aguçados em festival gastronômico

Quarta edição do Garopaba Sabor apresenta pratos exclusivos e agrega conhecimento com palestras técnicas.

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.